"Não há problema com isso" diz Trump sobre conversar com Kim Jong-un
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar aberto a conversar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e espera que as duas Coreias dialoguem depois do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.
Perguntado neste sábado por que estaria disposto a falar ao telefone com o governante norte-coreano, Trump afirmou que ele sempre acredita no "falar".
"A nossa postura, você sabe qual é. Nós somos muito firmes, mas eu estaria... sim, eu faria isso (falar com Kim Jong-un). Não há problema com isso", indicou ele em coletiva de imprensa em Camp David, no estado de Maryland.
Questionado se isso significaria que não existem pré-requisitos para que os dois se sentem para negociar, Trump quis deixar claro: "Não foi isso que eu disse".
"Olha, agora mesmo estão falando sobre os Jogos Olímpicos. É um começo. É um grande começo. Se eu não estivesse envolvido, eles não estariam falando sobre a Olimpíada", defendeu o presidente, que de novo atribuiu a si mesmo os créditos do diálogo entre as duas Coreias.
"(Kim-Jong-un) sabe que eu não estou brincando. Não estou brincando nem um pouco. Nem sequer 1%. Ele sabe isso", destacou.
Trump disse ainda que espera que a Coreia do Norte se envolva nos Jogos e que o diálogo continue após a competição. Na sua mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano manifestou o desejo de participar dos Jogos de Inverno que acontecerão no condado sul-coreano de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro.
Hoje, representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte tiveram as primeiras conversas para preparar a reunião de alto nível da próxima terça, a primeira entre ambos os países em mais de dois anos.
A Coreia do Norte aceitou ontem se reunir com autoridades da Coreia do Sul, no dia 9, para tratar da possível participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang e falar de uma melhoria dos laços em termos gerais, de acordo com informações do governo sul-coreano.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide contra poste de alta tensão e deixa feridos São Miguel dos Milagres
Idosa acamada é morta com tiro no pescoço após invasão à residência em Arapiraca
Motociclista armado tentar fugir da PM, mas sofre queda durante perseguição no Pilar
Polícia cumpre mandado contra homem e apreende 23 DVDs no município de Taquarana
Mulher é assassinada com seis tiros na cabeça em frente a mercadinho no Benedito Bentes
Paciente psiquiátrico ameaça familiares com foice e foge na zona rural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
