Benefícios do açaí vão além de fornecer energia
Hoje em dia é difícil encontrar quem não goste de açaí. Diversos estabelecimentos comercializam essa frutinha, que já é sensação no país inteiro. Mas você sabia que as qualidades dela vão além do paladar? Além de fornecer energia para o corpo, esse alimento pode substituir o sorvete para quem quer se refrescar no verão, já que é bem mais saudável. Quer saber mais? Então confira a seguir os benefícios do açaí e se delicie com as vantagens da fruta (e com o sabor, é claro rs)!
Vitaminas e propriedades de sobra
Em sua composição, o açaí apresenta os minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio. Além disso, também estão presentes na fruta as vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, ômega 6 e 9, e também fibras. Essas contribuem de forma significativa para o bom funcionamento do intestino e de diversas outras funções do corpo.
Possui ainda antocianina, substância responsável por conferir ao açaí sua cor roxa característica e por combater os radicais livres do organismo, impedindo com que as células, tecidos e órgãos envelheçam precocemente, possibilitando o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer.
Amigo do coração
Como se não bastasse, essa frutinha também é capaz de atuar auxiliando o bom funcionamento do coração. Isso porque ela ajuda a diminuir os níveis de LDL – o colesterol “ruim” – no sangue, reduzindo assim os riscos do desenvolvimento de alguma doença cardiovascular.
Suporte energético e moderação
Um dos benefícios do açaí mais conhecidos é talvez o fornecimento de energia para o corpo. Com alto teor de calorias, ele é indicado para atletas e pessoas que praticam atividades físicas moderadas e intensas, pois além de proporcionar maior disposição, ajuda a proteger os músculos de lesões e a prevenir anemias, graças à presença do ferro em sua composição.
Entretanto, o consumo do açaí deve ser feito com moderação. “Apesar de ser uma fruta riquíssima em nutrientes benéficos à saúde, o açaí é muito calórico. Dessa forma, é preciso ter cuidado com a quantidade e a frequência com que se come, já que ele pode contribuir para o ganho de peso, caso consumido de forma exagerada”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
