Benefícios do açaí vão além de fornecer energia
Hoje em dia é difícil encontrar quem não goste de açaí. Diversos estabelecimentos comercializam essa frutinha, que já é sensação no país inteiro. Mas você sabia que as qualidades dela vão além do paladar? Além de fornecer energia para o corpo, esse alimento pode substituir o sorvete para quem quer se refrescar no verão, já que é bem mais saudável. Quer saber mais? Então confira a seguir os benefícios do açaí e se delicie com as vantagens da fruta (e com o sabor, é claro rs)!
Vitaminas e propriedades de sobra
Em sua composição, o açaí apresenta os minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio. Além disso, também estão presentes na fruta as vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, ômega 6 e 9, e também fibras. Essas contribuem de forma significativa para o bom funcionamento do intestino e de diversas outras funções do corpo.
Possui ainda antocianina, substância responsável por conferir ao açaí sua cor roxa característica e por combater os radicais livres do organismo, impedindo com que as células, tecidos e órgãos envelheçam precocemente, possibilitando o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer.
Amigo do coração
Como se não bastasse, essa frutinha também é capaz de atuar auxiliando o bom funcionamento do coração. Isso porque ela ajuda a diminuir os níveis de LDL – o colesterol “ruim” – no sangue, reduzindo assim os riscos do desenvolvimento de alguma doença cardiovascular.
Suporte energético e moderação
Um dos benefícios do açaí mais conhecidos é talvez o fornecimento de energia para o corpo. Com alto teor de calorias, ele é indicado para atletas e pessoas que praticam atividades físicas moderadas e intensas, pois além de proporcionar maior disposição, ajuda a proteger os músculos de lesões e a prevenir anemias, graças à presença do ferro em sua composição.
Entretanto, o consumo do açaí deve ser feito com moderação. “Apesar de ser uma fruta riquíssima em nutrientes benéficos à saúde, o açaí é muito calórico. Dessa forma, é preciso ter cuidado com a quantidade e a frequência com que se come, já que ele pode contribuir para o ganho de peso, caso consumido de forma exagerada”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
