Benefícios do açaí vão além de fornecer energia
Hoje em dia é difícil encontrar quem não goste de açaí. Diversos estabelecimentos comercializam essa frutinha, que já é sensação no país inteiro. Mas você sabia que as qualidades dela vão além do paladar? Além de fornecer energia para o corpo, esse alimento pode substituir o sorvete para quem quer se refrescar no verão, já que é bem mais saudável. Quer saber mais? Então confira a seguir os benefícios do açaí e se delicie com as vantagens da fruta (e com o sabor, é claro rs)!
Vitaminas e propriedades de sobra
Em sua composição, o açaí apresenta os minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio. Além disso, também estão presentes na fruta as vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, ômega 6 e 9, e também fibras. Essas contribuem de forma significativa para o bom funcionamento do intestino e de diversas outras funções do corpo.
Possui ainda antocianina, substância responsável por conferir ao açaí sua cor roxa característica e por combater os radicais livres do organismo, impedindo com que as células, tecidos e órgãos envelheçam precocemente, possibilitando o surgimento de doenças degenerativas, como o câncer.
Amigo do coração
Como se não bastasse, essa frutinha também é capaz de atuar auxiliando o bom funcionamento do coração. Isso porque ela ajuda a diminuir os níveis de LDL – o colesterol “ruim” – no sangue, reduzindo assim os riscos do desenvolvimento de alguma doença cardiovascular.
Suporte energético e moderação
Um dos benefícios do açaí mais conhecidos é talvez o fornecimento de energia para o corpo. Com alto teor de calorias, ele é indicado para atletas e pessoas que praticam atividades físicas moderadas e intensas, pois além de proporcionar maior disposição, ajuda a proteger os músculos de lesões e a prevenir anemias, graças à presença do ferro em sua composição.
Entretanto, o consumo do açaí deve ser feito com moderação. “Apesar de ser uma fruta riquíssima em nutrientes benéficos à saúde, o açaí é muito calórico. Dessa forma, é preciso ter cuidado com a quantidade e a frequência com que se come, já que ele pode contribuir para o ganho de peso, caso consumido de forma exagerada”, explica a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
