Produção de frutas na cidade de Murici diversifica o agronegócio alagoano
Plantas exóticas, fauna e flora diversas e uma infinidade de espécies de pássaros. Assim é a cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, distante 44 km de Maceió. Integrante da bacia do Mundaú, o município possui a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, é terra de solos ricos e de fruticultura orgânica de qualidade.
Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), o Arranjo produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú abrange, além de Murici, outros cinco municípios alagoanos (Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares), é composto por três cooperativas e 28 associações, que beneficia cerca de 1300 produtores na região.
De acordo com Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, o APL Fruticultura no Vale do Mundaú dinamiza o agronegócio das culturas da laranja e da banana na região, beneficiando o pequeno produtor.
“O APL Fruticultura no Vale do Mundaú aumenta a produtividade e a qualidade dos frutos, promove a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, além de atuar na busca de novos mercados”, explicou Giselle Mascarenhas.
Maria Rita Rosa dos Santos, natural de Murici, há quatro anos produz laranja lima e banana orgânicas na zona rural do município. O marido, Geraldo Andrade, também trabalha na produção.
“No momento mais difícil da minha vida, o APL Fruticultura no Vale do Mundaú surgiu dando uma nova oportunidade para mim e para minha família”, afirmou Maria Rita, que vende sua produção nas feiras fixas da Praça Centenário e da Ufal, em Maceió.
Além de laranja lima e banana, a região produz laranja pera, tangerina, goiaba, maracujá, manga e jaca, tudo agroecológico e orgânico. O APL Fruticultura no Vale do Mundaú conta também com duas fábricas de beneficiamento das frutas, uma voltada para a produção de doces e outra destinada a sucos.
Últimas notícias
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Casamento de 23 anos acaba após marido trocar mulher por monge
Influenciadora se transforma em Michael Jackson com maquiagem. Veja fotos
Com relatório de Renan Filho, comissão aprova renovação gratuita da CNH
Anvisa vai monitorar efeitos colaterais de canetas emagrecedoras
STF suspende julgamento de recurso para garantir revisão da vida toda
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
