Produção de frutas na cidade de Murici diversifica o agronegócio alagoano

Plantas exóticas, fauna e flora diversas e uma infinidade de espécies de pássaros. Assim é a cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, distante 44 km de Maceió. Integrante da bacia do Mundaú, o município possui a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste, é terra de solos ricos e de fruticultura orgânica de qualidade.
Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), o Arranjo produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú abrange, além de Murici, outros cinco municípios alagoanos (Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares), é composto por três cooperativas e 28 associações, que beneficia cerca de 1300 produtores na região.
De acordo com Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, o APL Fruticultura no Vale do Mundaú dinamiza o agronegócio das culturas da laranja e da banana na região, beneficiando o pequeno produtor.
“O APL Fruticultura no Vale do Mundaú aumenta a produtividade e a qualidade dos frutos, promove a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, além de atuar na busca de novos mercados”, explicou Giselle Mascarenhas.
Maria Rita Rosa dos Santos, natural de Murici, há quatro anos produz laranja lima e banana orgânicas na zona rural do município. O marido, Geraldo Andrade, também trabalha na produção.
“No momento mais difícil da minha vida, o APL Fruticultura no Vale do Mundaú surgiu dando uma nova oportunidade para mim e para minha família”, afirmou Maria Rita, que vende sua produção nas feiras fixas da Praça Centenário e da Ufal, em Maceió.
Além de laranja lima e banana, a região produz laranja pera, tangerina, goiaba, maracujá, manga e jaca, tudo agroecológico e orgânico. O APL Fruticultura no Vale do Mundaú conta também com duas fábricas de beneficiamento das frutas, uma voltada para a produção de doces e outra destinada a sucos.
Últimas notícias

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
