Vereador alerta para inconsistência em edital do concurso para Educação
O vereador Eduardo Canuto (PSDB) alerta para um equívoco no edital do concurso para o preenchimento de vagas de professor a ser realizado ainda neste primeiro semestre. É que as regras que estabelecem critérios para vagas de Educação Física precisam ser corrigidas no que tange à exigência de inscrição do profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para que possa concorrer na seleção. O parlamentar é autor da lei n° 6085 de 9 de dezembro de 2011, que veda tal exigência.
Segundo ele, é preciso entender que o profissional de Educação Física é divido em duas categorias. “Existe o bacharel, que é regido pelo Conselho e atua em academias, como instrutor, preparador físico ou “personal trainer”, por exemplo, desenvolvendo atividade física e/ou esportiva. E o licenciado, regido pela Lei de Diretrizes e Bases da (LDB) e do Ministério da Educação, com atuação nas escolas. São profissionais distintos, por isso, a lei de minha autoria”, explicou Canuto.
Além da legislação municipal, há ainda uma lei estadual de n° 7675 de 30 de dezembro de 2014, de autoria do então deputado Judson Cabral, que também proíbe esse pré-requisito. O edital foi publicado no final do ano passado e as provas devem acontecer em 1° de abril, com o resultado final sendo divulgado, segundo o calendário, em 30 do mesmo mês.
“Como vereador e cidadão, preciso alertar a sociedade para o equívoco que ocorre no texto do edital para o concurso da Educação aqui para Alagoas, que exige registro do professor de Educação Física, em seu respectivo Conselho, o CREF, para que possa se inscrever no certame. A exigência é ilegal porque há uma legislação municipal que proíbe a exigência do registro no Conselho. Além disso, outra lei estadual também trata do mesmo assunto e estabelece as mesmas regras. Por isso, encaminhamos ofício ao senhor governador Renan Filho, alertando para o equívoco e solicitando que o edital seja corrigido”, declarou Eduardo Canuto.
Recesso
A Câmara Municipal de Maceió está em recesso regimental até o próximo dia 15, quando os vereadores retomam as atividades parlamentares. Porém, a Casa de Mário Guimarães segue aberta para a população, diariamente, das 8 às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
