Blitz da Prevenção vai levar preservativos para maceioenses nesta sexta (9)
Sesau pretende distribuir 4.500 kits em pontos estratégicos da capital alagoana
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promove nesta sexta-feira (9), às 10h, a Blitz da Prevenção. A iniciativa, que terá como ponto de destaque a distribuição de 4.500 kits de preservativos, ocorre em frente ao semáforo do Pontal da Barra, do Shopping Parque Maceió e do Supermercado Atacadão, em Maceió.
Com a ação, a Sesau irá assegurar a prevenção dos foliões durante o Carnaval. Somente no último mês de janeiro, foram distribuídos 1.325.725 preservativos em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, foram 548.000 preservativos. Paralelamente, também foi promovida uma campanha educativa para incentivar a realização do teste rápido de HIV.
“Além dos preservativos masculinos e femininos, os kits também irão contar com material educativo e lubrificantes”, salientou a coordenadora do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Sandra Gomes. Com relação aos locais para fazer, simultaneamente, as blitzes, ela salientou que eles foram escolhidos estrategicamente, por serem vias de acesso por onde irão trafegar os foliões.
A coordenadora reforçou ainda que o uso do preservativo é a melhor forma de se prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, incluindo AIDS e sífilis, além de evitar também a gravidez indesejada. “O Carnaval é uma época de festa e alegria e deve ser aproveitado de forma responsável, com o objetivo de que a folia não se transforme em consequência negativa para o resto da vida”, destacou.
Verão Saúde
Já no sábado (10), simultaneamente nas Praias do Francês e Barra de São Miguel, equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau irão promover ações educativas da Campanha Verão Saúde. Além de distribuir material educativo, disponibilizar dispensers de protetor solar e realizar ações lúdicas para as crianças, técnicos da Sesau irão orientar sobre como prevenir as ISTs, a dengue, zika e chikungunya, além da hanseníase.
Ainda durante a ação, os banhistas também receberão dicas sobre como se alimentar de forma saudável e como evitar o câncer de pele. “O Verão Saúde tem como foco investir na prevenção de doenças e problemas de saúde que podem afetar a todos os alagoanos. Nosso objetivo é agir para evitar surtos e doenças que podem trazer sérios prejuízos à saúde ou, inclusive, levar a óbito”, salientou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Mardjane Lemos.
Veja também
Últimas notícias
Três bets conseguem autorização da Justiça para voltar a operar no Brasil
Mulher ferida em acidente em Japaratinga não resiste e morre no HGE
SSP deflagra operação para prender criminosos escondidos em mata no Benedito
Incêndio em fiação de poste assusta comerciantes na Pajuçara
Operação resulta na prisão de dois por tráfico e outros crimes em Maceió
Suspeito de violência doméstica é preso com pistola no São Jorge, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
