Detran-AL alerta para cuidados no trânsito durante o carnaval
Ações em vários pontos do estado

Para garantir a tranquilidade dos condutores de veículos automotores e dos pedestres não só durante o carnaval como no período de pós-carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da operação Lei Seca, irá atuar de forma intensificada no combate às infrações e imprudências no trânsito, principalmente por ser um período de grande consumo de álcool.
As ações que ocorrerão em vários pontos do Estado visando salvar vidas, promovendo a mudança de comportamentos dos alagoanos e garantindo a fluidez no trânsito da capital e das estradas alagoanas, também contará com atividades de conscientização durante as abordagens sobre os riscos e a responsabilidade da vida do condutor e a do próximo.
"A conscientização é a base para um trânsito seguro. Nós não proibimos a bebida, nem a diversão. Não permitimos é que o condutor consuma bebidas alcoólicas e depois vá dirigir. A blitz não está lá para constranger o cidadão e sim para salvar vidas. Esta é a nossa principal missão", afirma o coordenador da Lei Seca Alagoas, tenente Emanuel Costa.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerado infração gravíssima. Além da multa de R$ 2934,70 e apreensão da carteira de habilitação, a infração pode ocasionar ao condutor a perda do direito de dirigir por 12 meses e em caso de reincidência neste período, a multa é aplicada em dobro.
Cuidados no trânsito
Ações simples, como utilizar o cinto de segurança, são capazes de garantir uma viagem tranquila. Outras ações como o respeito às sinalizações de trânsito, inspeções veiculares e atenção ao realizar ultrapassagens são essenciais. O chefe de segurança de trânsito do Detran/AL, Antonio Monteiro, atenta para o uso de equipamentos obrigatórios em todos os passageiros.
“É corriqueiro ocorrerem negligências, principalmente com os passageiros do banco de trás. Os cintos de segurança às vezes não estão visíveis, dificultando a utilização. É de suma importância ir ao banco trás, deixá-los aparentes e de fácil acesso, pois o risco não é só para quem não está utilizando, mas também para aqueles do banco dianteiro, em caso de uma colisão”, reforça Monteiro.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS

Artista plástico representa Palmeira dos Índios na Fenearte e concorre a prêmio nacional em Olinda (PE)

'Mosquinha parece ser inofensiva, mas não é', diz jovem que viralizou após infecção ocular

Acusado de matar amigo dentro de carro é condenado a mais de 13 anos de prisão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
