Detran-AL alerta para cuidados no trânsito durante o carnaval
Ações em vários pontos do estado
Para garantir a tranquilidade dos condutores de veículos automotores e dos pedestres não só durante o carnaval como no período de pós-carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da operação Lei Seca, irá atuar de forma intensificada no combate às infrações e imprudências no trânsito, principalmente por ser um período de grande consumo de álcool.
As ações que ocorrerão em vários pontos do Estado visando salvar vidas, promovendo a mudança de comportamentos dos alagoanos e garantindo a fluidez no trânsito da capital e das estradas alagoanas, também contará com atividades de conscientização durante as abordagens sobre os riscos e a responsabilidade da vida do condutor e a do próximo.
"A conscientização é a base para um trânsito seguro. Nós não proibimos a bebida, nem a diversão. Não permitimos é que o condutor consuma bebidas alcoólicas e depois vá dirigir. A blitz não está lá para constranger o cidadão e sim para salvar vidas. Esta é a nossa principal missão", afirma o coordenador da Lei Seca Alagoas, tenente Emanuel Costa.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerado infração gravíssima. Além da multa de R$ 2934,70 e apreensão da carteira de habilitação, a infração pode ocasionar ao condutor a perda do direito de dirigir por 12 meses e em caso de reincidência neste período, a multa é aplicada em dobro.
Cuidados no trânsito
Ações simples, como utilizar o cinto de segurança, são capazes de garantir uma viagem tranquila. Outras ações como o respeito às sinalizações de trânsito, inspeções veiculares e atenção ao realizar ultrapassagens são essenciais. O chefe de segurança de trânsito do Detran/AL, Antonio Monteiro, atenta para o uso de equipamentos obrigatórios em todos os passageiros.
“É corriqueiro ocorrerem negligências, principalmente com os passageiros do banco de trás. Os cintos de segurança às vezes não estão visíveis, dificultando a utilização. É de suma importância ir ao banco trás, deixá-los aparentes e de fácil acesso, pois o risco não é só para quem não está utilizando, mas também para aqueles do banco dianteiro, em caso de uma colisão”, reforça Monteiro.
Veja também
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
