É oficial! Copa Libertadores terá final única e em país neutro a partir de 2019
A decisão foi oficializada pela Commebol nesta sexta (23)
A Conmebol oficializou, nesta sexta-feira (23), que a final da maior competição sul-americana, a Copa Libertadores, será disputada em partida única e em país neutro. A decisão foi aprovada de forma unânime pelo conselho da entidade e passará a ser válido apenas para 2019, sendo a atual edição da Libertadores como a última que terá jogos de ida e volta para decidir o campeão.
De acordo com a Conmebol, as razões que envolveram a mudança no regulamento se dão em critérios da “justiça esportiva, qualidade da competição, emoção do espetáculo, organização e segurança do evento, percepções dos torcedores, infraestrutura esportiva do continente, posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos e do mercado esportivo correspondentes”.
A escolha do estádio será feita de forma antecipada, com o local sendo decidido antes de qualquer jogo ser realizado.
Tradicionalmente jogada no meio de semana, a final desta vez será disputada em um sábado de acordo com o horário dos Estados Unidos, em uma mudança feita para aumentar a visibilidade do evento e atrair interessados.
Em relação a parte financeira da final, cada finalista terá direito a arrecadar 25% da renda geral além de US$ 2 milhões (R$ 6,4 milhões).
Alejandro Domínguez, presidente da confederação, comemorou a mudança e explicou que a final única ajudará no maior investimento no futebol sul-americano.
“Esta decisão obedece ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais dinheiro para investir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade, para que a América do Sul, dê um grande salto na infraestrutura esportiva, organização de eventos, controle de segurança, comodidade e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores", declarou.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após ameaçar mãe e irmãos com facão em Arapiraca
Mulher é esfaqueada na testa pelo irmão durante discussão em Arapiraca
Homem é encontrado morto com marcas de tiros no bairro Chã da Jaqueira
Homem é preso em flagrante após agredir esposa e filha em Arapiraca
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
