É oficial! Copa Libertadores terá final única e em país neutro a partir de 2019
A decisão foi oficializada pela Commebol nesta sexta (23)
A Conmebol oficializou, nesta sexta-feira (23), que a final da maior competição sul-americana, a Copa Libertadores, será disputada em partida única e em país neutro. A decisão foi aprovada de forma unânime pelo conselho da entidade e passará a ser válido apenas para 2019, sendo a atual edição da Libertadores como a última que terá jogos de ida e volta para decidir o campeão.
De acordo com a Conmebol, as razões que envolveram a mudança no regulamento se dão em critérios da “justiça esportiva, qualidade da competição, emoção do espetáculo, organização e segurança do evento, percepções dos torcedores, infraestrutura esportiva do continente, posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos e do mercado esportivo correspondentes”.
A escolha do estádio será feita de forma antecipada, com o local sendo decidido antes de qualquer jogo ser realizado.
Tradicionalmente jogada no meio de semana, a final desta vez será disputada em um sábado de acordo com o horário dos Estados Unidos, em uma mudança feita para aumentar a visibilidade do evento e atrair interessados.
Em relação a parte financeira da final, cada finalista terá direito a arrecadar 25% da renda geral além de US$ 2 milhões (R$ 6,4 milhões).
Alejandro Domínguez, presidente da confederação, comemorou a mudança e explicou que a final única ajudará no maior investimento no futebol sul-americano.
“Esta decisão obedece ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais dinheiro para investir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade, para que a América do Sul, dê um grande salto na infraestrutura esportiva, organização de eventos, controle de segurança, comodidade e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores", declarou.
Veja também
Últimas notícias
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
