Prefeitura iniciará reflorestamento no antigo lixão de Maceió

Desativado em 2010, o antigo lixão de Maceió terá a área reflorestada. No local, que por mais de 40 anos abrigou os resíduos sólidos produzidos na capital, a Prefeitura realizará o plantio de árvores de grande porte, a exemplo de Ipês, Eucalipto e Pau-Brasil, trabalho que marca a primeira etapa da recuperação ambiental do espaço situado no bairro de Cruz das Almas. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e acontece a partir das 9h desta sexta-feira (02), com a participação de moradores do entorno, que farão o plantio inicial de aproximadamente 500 mudas.
“Trata-se de um grande trabalho que iniciaremos para a recuperação ambiental de um local onde, por décadas, só se via lixo, grande movimentação de caminhões e crianças trabalhando. O lixão foi desativado em 2010, com a criação do Aterro Sanitário, e de lá para cá o espaço permaneceu em monitoramento. Agora será realizado o plantio de árvores para que, em um futuro próximo, possamos ter uma grande área verde frequentada pela população, já que de lá do alto a vista de Maceió é privilegiada”, disse o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.
Torres acrescentou que, para a ação, foram mobilizadas as cooperativas de catadores com sedes próximas à região, além dos moradores e crianças de escolas municipais. “Quando a comunidade está envolvida, o êxito da ação é muito maior, conseguimos incentivar o cuidado com a cidade a partir do sentimento de pertencimento, de atenção com o que é nosso. A responsabilidade com o meio ambiente é de todos, do poder público e da população, e é isso que buscamos: desenvolver uma cidade melhor para todos de forma conjunta”, completa o secretário.
Além de se tratar de um trabalho de educação ambiental por envolver a população na recuperação do espaço, o secretário ressaltou os benefícios ambientais gerados a partir do plantio. Segundo ele, a arborização colabora com a preservação e a recuperação dos ecossistemas degradados, controla a erosão do solo e previne deslizamentos de terra, force abrigo e alimentação para os animais, retém os poluentes da atmosfera, reduz o processo de aquecimento global, ajuda a controlar a temperatura, alem contemplar o embelezamento da paisagem e reduzir a poluição acústica da cidade.
Para o plantio, a equipe de parques e jardins da Semds tem realizado, desde a última semana, a preparação com compostagem para fortalecimento do solo, contando com o apoio de equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). As mudas que serão plantadas no local foram cultivadas no Viveiro do Parque Municipal de Maceió, onde o maceioense também pode retirar exemplares nativos da Mata Atlântica para plantar no bairro em que vive.
Revitalização de mirante
A área do antigo lixão fica situada em um terreno elevado, com uma vista ampla do litoral de Maceió. Lá, um mirante foi estruturado após a desativação do local, mas, pela ação de vândalos, foi degradado. Para melhorar o espaço, a Semds também vai revitalizar a estrutura, trabalho planejado para a segunda etapa do plantio.
“A recuperação do local será gradativa, com um número crescente de plantio de árvores, e seguiremos o trabalho levando cada vez mais melhorias à região. Todo o levantamento já foi realizado, um projeto de revitalização foi elaborado e, logo em breve, vamos fazer a substituição dos materiais danificados. A ideia é deixar a região própria à visitação, inclusive com a instalação de equipamentos de lazer que possam ser utilizados durante a visita ao local. Sem dúvidas é uma região privilegiada, com uma das vistas mais bonitas de nossa cidade”, explicou Gustavo Acioli Torres.
Sobre as próximas etapas, o secretário acrescentou que, após o plantio desta sexta-feira (02), o planejamento das ações segue na segunda quinzena do mês de março com a ampliação da arborização e o melhorias na infraestrutura.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
