Pontos turísticos de Maceió ganham totens fotográficos do Instagram
Os primeiros totens serão instalados na orla de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, na Garça Torta, no Pontal da Barra e no Mirante São Gonçalo.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur), iniciou, nesta quinta (1º), a instalação de totens fotográficos que simulam publicações do Instagram Experimente Maceió. Serão colocadas, inicialmente, sete placas vazadas espalhadas pelos principais atrativos turísticos da capital alagoana, em alusão à rede social que tem transformado o modo como o turismo vem se desenhando no mundo todo.
Os primeiros totens serão instalados na orla de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, na Garça Torta, no Pontal da Barra e no Mirante São Gonçalo. A ação faz parte do programa de marketing digital voltado para a promoção do destino, encabeçado pela Semtur em parceria com o trade turístico, que tem apostado na influência da rede social para ampliar o alcance da divulgação e atrair ainda mais turistas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Schofields Insurance, empresa de seguros especializada no setor turístico europeu, mais de 40% das pessoas com idade entre 18 e 33 anos, a chamada geração millennials, consideram como prioridade na escolha do destino o fato de o lugar ser ‘instagramável’, ou seja, que possa proporcionar boas imagens para serem compartilhadas na rede social.
Desde o início da atual gestão municipal, o Instagram tem sido explorado como uma das mais importantes ferramentas de promoção do destino, por meio do perfil Experimente Maceió, que hoje conta com mais de 47 mil seguidores de diversas partes do Brasil e do mundo. A plataforma digital do projeto também inclui página no Facebook, acompanhada por mais de 250 mil pessoas, e blog, que reúne as mais diversas dicas e orientações turísticas sobre os atrativos da capital alagoana.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, é a partir de um trabalho consistente de promoção do destino – realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação dos Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), agências de viagens, receptivos, operadoras e demais atores –, que o setor tem alcançado resultados positivos quanto ao aumento do fluxo turístico e a consolidação do destino nos mercados nacional e internacional.
“Esta é mais uma ação da Prefeitura de Maceió voltada para impulsionar a divulgação do destino e proporcionar uma experiência diferenciada para os turistas. O investimento em projetos pioneiros como este tem ampliado a visibilidade do destino no cenário nacional e internacional. O totens fotográficos serão uma ferramenta de interação com os turistas e os maceioenses e vão proporcionar a divulgação espontânea das imagens do destino na rede social que tem, hoje, papel fundamental no turismo”, destacou o secretário.
Neste ano, além de manter e intensificar as ações que já fazem parte da agenda de ações promocionais da Semtur, como as press trips com influenciadores digitais e jornalistas de publicações especializadas, novos projetos serão lançados.
Uma das ações de destaque é o projeto de realidade virtual, por meio do qual será possível experimentar virtualmente as belezas naturais e outros atrativos turísticos da cidade através de material promocional produzido em 360º. Os vídeos, que serão realizados pela empresa Google, deverão ser utilizados em capacitações, feiras e eventos, como forma de impulsionar ainda mais a promoção do destino.