Pontos turísticos de Maceió ganham totens fotográficos do Instagram
Os primeiros totens serão instalados na orla de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, na Garça Torta, no Pontal da Barra e no Mirante São Gonçalo.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur), iniciou, nesta quinta (1º), a instalação de totens fotográficos que simulam publicações do Instagram Experimente Maceió. Serão colocadas, inicialmente, sete placas vazadas espalhadas pelos principais atrativos turísticos da capital alagoana, em alusão à rede social que tem transformado o modo como o turismo vem se desenhando no mundo todo.
Os primeiros totens serão instalados na orla de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, na Garça Torta, no Pontal da Barra e no Mirante São Gonçalo. A ação faz parte do programa de marketing digital voltado para a promoção do destino, encabeçado pela Semtur em parceria com o trade turístico, que tem apostado na influência da rede social para ampliar o alcance da divulgação e atrair ainda mais turistas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Schofields Insurance, empresa de seguros especializada no setor turístico europeu, mais de 40% das pessoas com idade entre 18 e 33 anos, a chamada geração millennials, consideram como prioridade na escolha do destino o fato de o lugar ser ‘instagramável’, ou seja, que possa proporcionar boas imagens para serem compartilhadas na rede social.
Desde o início da atual gestão municipal, o Instagram tem sido explorado como uma das mais importantes ferramentas de promoção do destino, por meio do perfil Experimente Maceió, que hoje conta com mais de 47 mil seguidores de diversas partes do Brasil e do mundo. A plataforma digital do projeto também inclui página no Facebook, acompanhada por mais de 250 mil pessoas, e blog, que reúne as mais diversas dicas e orientações turísticas sobre os atrativos da capital alagoana.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, é a partir de um trabalho consistente de promoção do destino – realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação dos Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), agências de viagens, receptivos, operadoras e demais atores –, que o setor tem alcançado resultados positivos quanto ao aumento do fluxo turístico e a consolidação do destino nos mercados nacional e internacional.
“Esta é mais uma ação da Prefeitura de Maceió voltada para impulsionar a divulgação do destino e proporcionar uma experiência diferenciada para os turistas. O investimento em projetos pioneiros como este tem ampliado a visibilidade do destino no cenário nacional e internacional. O totens fotográficos serão uma ferramenta de interação com os turistas e os maceioenses e vão proporcionar a divulgação espontânea das imagens do destino na rede social que tem, hoje, papel fundamental no turismo”, destacou o secretário.
Neste ano, além de manter e intensificar as ações que já fazem parte da agenda de ações promocionais da Semtur, como as press trips com influenciadores digitais e jornalistas de publicações especializadas, novos projetos serão lançados.
Uma das ações de destaque é o projeto de realidade virtual, por meio do qual será possível experimentar virtualmente as belezas naturais e outros atrativos turísticos da cidade através de material promocional produzido em 360º. Os vídeos, que serão realizados pela empresa Google, deverão ser utilizados em capacitações, feiras e eventos, como forma de impulsionar ainda mais a promoção do destino.
Veja também
Últimas notícias
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
[Vídeo] Escola Virgem dos Pobres traz experiência pedagógica da Itália para Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros no Tabuleiro do Martins, em Maceió
“Haverá sinais”: postagem de Eudócia após caminhada com JHC e Alfredo Gaspar aumenta especulações sobre 2026
Turista gaúcha recupera celular após ação rápida da Oplit na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
