Ações do Projeto Vida no Trânsito mobilizam motociclistas
Foram disponibilizados ainda ao público-alvo da ação, assim como à população em geral, testes de glicemia, aferição de pressão e ginástica laboral
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente na ação conjunta promovida pelo Comitê Estadual e Municipal do Projeto Vida no Trânsito – do qual também fazem parte órgãos como a SMTT e a Guarda Municipal. Realizada na Praça Deodoro, a ação, de caráter educativo, teve como finalidade orientar os motociclistas da Capital, contribuindo assim para a redução da morbimortalidade no trânsito.
No evento, os motociclistas – público considerado como o de maior vulnerabilidade no trânsito – puderam participar de abordagens educativas relacionadas à segurança no trânsito e ter acesso a diversos serviços de saúde, a exemplo da testagem para HIV, feita pela equipe da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da SMS, que realizou 60 testes no local.

Foram disponibilizados ainda ao público-alvo da ação, assim como à população em geral, testes de glicemia, aferição de pressão e ginástica laboral – num trabalho realizado pela equipe do SEST/SENAT – além de blitzes educativas do Detran/AL e da SMTT. O momento lúdico ficou por conta da banda de música da Guarda Municipal.
De acordo com a assistente social e técnica do PVT na SMS, Rozali Costa, eventos como esse têm como objetivo chamar a atenção para a direção com segurança, observando sempre o uso dos equipamentos adequados e as normas de trânsito, visando a prevenção de acidentes.

“As ações do projeto têm exatamente a proposta de conscientizar e sensibilizar todos os públicos que compõem o trânsito em Maceió, reforçando junto a eles a necessidade da adoção de um comportamento com hábitos seguros”, afirmou Rozali.
Associado à SMS por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), integrada à Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-Transmissíveis (DVDATNT/DVS), as ações do Projeto seguirão um cronograma trimestral. O próximo evento está programado para ocorrer no dia 23 de março, na Praça Lucena Maranhão, no Bebedouro, e no dia 18 de abril, no ginásio do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), no bairro do Farol, para o mesmo público.

Projeto Vida no Trânsito – Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Década de Ações Pela Segurança no Trânsito, no período de 2011 a 2020. O PVT chegou a Maceió em 2013, quando o projeto se expandiu para todas as capitais e municípios que tinham mais de um milhão de habitantes.
O Projeto tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. O foco das ações no Brasil é priorizado em dois fatores de risco: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada, além de outros fatores identificados a partir de análise de dados localmente em relação a acidentes de transporte terrestre.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
