'Tenho sorte por ter sobrevivido à provação', diz sobrevivente de queda de avião no Nepal
As causas do acidente ainda são investigadas

Basanta Bohora, de 27 anos, é um dos sobreviventes do acidente que matou 50 pessoas que estavam a bordo de um avião que caiu no aeroporto de Katmandu, no Nepal, nesta segunda-feira (12). Ele é funcionário da empresa de turismo Raswita International Travels and Tours,
O sobrevivente afirma não se lembrar do momento do acidente ou de quando foi retirado do avião, apenas que foi levado a um hospital e depois transferido para outro. “Tive ferimentos na cabeça e nas pernas, mas tenho sorte por ter sobrevivido à provação”, disse ao jornal “Kathmandu Post”.
Bohora contou ao jornal que havia 16 nepaleses que trabalhavam em diversas companhias de turismo a bordo, retornando de um treinamento em Bangladesh.
Ele diz ainda que a decolagem e o voo correram normalmente, mas que os passageiros começaram a perceber que algo estava estranho quando o avião se preparava para pousar em Katmandu.
“De repente ele chacoalhou violentamente e ouvimos um estalo alto. Eu estava sentado perto da janela e consegui quebrar um vidro”, diz.
Uma forte turbulência perto do momento da aterrisagem foi confirmada por outro sobrevivente, Aashish Ranjit, que falou à agência EFE.
"O voo foi tranquilo até entrarmos no Vale de Katmandu. Houve enormes turbulências quando tentamos aterrissar", disse o agente de viagens.
Ele também se lembra de ter ouvido um barulho muito alto, mas diz que perdeu a consciência logo em seguida. Ao despertar, viu que havia um incêndio na cabine.
"Nove amigos que estavam sentados perto conseguiram escapar. Ajudamos uns aos outros antes de o fogo se espalhar. Conseguimos pular, mas podíamos ouvir as pessoas gritando", relatou ele, que teve cortes nas mãos e na cabeça.
Ranjit disse ainda à EFE não acreditar na "sorte que teve", mas que se sente "aflito" quando lembra do que aconteceu.
Acidente
O general Gokul Bhandari, porta-voz do exército do Nepal, afirmou que o balanço de vítimas não está claro, mas 50 pessoas morreram no acidente, segundo a Associated Press. Responsáveis do Kathmandu Medical College, hospital mais próximo do aeroporto, disseram que estão atendendo 16 sobreviventes.
A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes. Não havia brasileiros entre os passageiros do voo que tinha saído de Dacca (capital de Bangladesh).
Pelo menos 50 pessoas morreram na queda de um avião, no Nepal
A BBC afirma que o avião, Bombardier Q400, caiu do lado leste da pista do aeroporto Tribhuvan e que a aeronave pousaria às 14h20 no horário local (5h30, em Brasília), citando informações do site de monitoramento aéreo FlightRadar24.
As causas do acidente ainda são investigadas e ainda não está claro, segundo a Reuters, se o piloto acionou o sinal de socorro.
O gerente-geral do aeroporto, Raj Kumar Chettri, afirmou à Reuters que momentos depois de o avião conseguir autorização para pousar, o piloto comunicou à torre de comando que queria se dirigir à posição nordeste. Questionado se havia algum problema, ele negou.
O avião foi visto dando duas voltas na direção nordeste e o piloto foi novamente interrogado pela torre de comando. Mas ele voltou a negar qualquer problema.
Funcionários trabalham entre os destroços do avião da US-Bangla Airlines que caiu no aeroporto de Katmandu, no Nepal, na segunda-feira (12) (Foto: Prakash Mathema/AFP)
A torre de comando, então, comunicou ao piloto que o alinhamento da aeronave estava incorreto. Chettri afirmou que o avião tocou a barreira que cerca o aeroporto, tocou no solo e pegou fogo.
Fotos divulgadas em redes sociais mostram que muita fumaça podia ser vista à distância.
A Flightradar24.com, que monitora voos em todo o mundo, registrou que aeronave estava a 1,3 mil metros de altitude quando se preparava para aterrissar. Ela subiu para 2 mil metros cerca de dois minutos antes de cair. De acordo com o site, o avião tinha 17 anos.
A fabricante lamentou o ocorrido e afirmou que divulgará mais informações posteriormente.
A imprensa local informou que o aeroporto foi fechado após a queda do avião.
Veja também
Últimas notícias

Hospital da Criança explica riscos que a meningite causa aos pequenos

Homem condenado por abusar de filho de oito anos e filha de dez é preso em Arapiraca

Destino AL recebe cerca de 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’

Acidente de trânsito deixa motoqueiro ferido no município de Japaratinga

Collor foi preso no Aeroporto Zumbi dos Palmares ao tentar embarcar para Brasília, diz defesa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
