Educação

Renan Filho entrega mais um ginásio em Maceió e destaca avanços na Educação

No Trapiche da Barra, 530 alunos comemoram novo espaço para prática de esportes

Por Agência Alagoas 14/03/2018 08h08
Renan Filho entrega mais um ginásio em Maceió e destaca avanços na Educação
Governador Renan Filho ao inaugurar o ginásio da Escola Estadual Tarcísio de Jesus, mais um construído na capital alagoana e equipamento que vai beneficiar 530 alunos da unidade educacional localizado no bairro do Trapiche da Barra - Foto: Thiago Sampaio

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram na terça-feira (13), na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, mais um ginásio de esportes construído na capital alagoana. O equipamento, totalmente novo, vai beneficiar 530 alunos da unidade educacional localizado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. 

Durante a solenidade, Renan Filho destacou os avanços registrados na Educação alagoana nos últimos três anos, com 50 escolas em tempo integral em funcionamento, mudando a realidade de mais de 12.800 alunos da rede estadual. 

“Alagoas precisa muito integrar o esporte com a educação. Novos ginásios, escolas em tempo integral e o estímulo à meninada, sobretudo nas áreas periféricas, onde as pessoas precisam mais. Esse ânimo da juventude precisa do esporte, como forma de canalizar energia e se inserir socialmente”, ressaltou Renan Filho. 

O governador lembrou ainda a convocação, para a seleção brasileira de futebol, de dois atletas alagoanos, William José e Roberto Firmino. “Tantos talentos alagoanos do esporte ainda estão nas escolas públicas. Imaginem no futuro, os nossos atletas surgidos desta época dos ginásios, das escolas em tempo integral, do Cepa totalmente reconstruído, dos Centros de Ensino Integral espalhados pelo Estado. É isso que a gente precisa construir: um ambiente na educação que utilize o esporte como ferramenta de inserção social e também prepare cidadãos melhores”, disse. 

Ginásios 

No total, o Governo de Alagoas já construiu ou reformou 68 ginásios poliesportivos em escolas da rede estadual de ensino. Até 2014, apenas 34 escolas públicas do Estado dispunham de espaços para a prática esportiva. Hoje, esse número chega a 102. 

De acordo com o secretário da Educação, Luciano Barbosa, a expectativa do Governo do Estado é entregar mais 32 ginásios em 2018, além de promover novos investimentos na área cultural nas escolas públicas alagoanas. “Tenho certeza de que, ao final deste ano, teremos chegado aos 100 ginásios construídos em Alagoas”, disse o vice-governador.

Esses ginásios, segundo o governador Renan Filho, serão construídos em unidades de ensino que dispõem de espaço para receber os equipamentos. “Antes do nosso Governo, Alagoas tinha somente 34 ginásios em escola da rede estadual. Em todo o Estado. Em três anos e três meses meses, já entregamos ou estamos para entregar 68 ginásios. Até o final deste ano, esperamos chegar a 132 ginásios em funcionamento nas escolas da rede estadual”, reforçou. 

“Aqui no Trapiche, temos nove escolas e apenas uma tinha ginásio, construído na década de 90. Este aqui é o segundo, e em todas as outras escolas que tiverem terreno, nós vamos construir ginásios”, garantiu Renan Filho. 

Esporte e cultura 

No Trapiche, a Escola Tarcísio de Jesus também foi contemplada com uma reforma completa realizada no final de 2016 e começo de 2017. Segundo a diretora da unidade de ensino, Vânia Pacheco, o ginásio também servirá para outras atividades, como mostras científicas e eventos culturais promovidos pela comunidade acadêmica.

“Antes, o que existia era uma quadra de cimento sem cobertura, mas que estava bem estragada e não apresentava condições de uso. Hoje, os alunos estão muito ansioso para participar de campeonatos, de competições, e pra estrear o ginásio. Além dos esportes, vamos aproveitar o espaço para nossos projetos culturais e artísticos, principalmente relacionados às datas comemorativas. Agora temos estrutura para convidar os pais e reunir os alunos nessas ocasiões”, disse a diretora. 

Após a inauguração, o governador Renan Filho participou de uma partida de futebol entre times formados por alunos da Escola Tarcísio de Jesus, operários que trabalharam na construção do ginásio e servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).