Escolas da rede estadual escolhem gestores para biênio 2018-2020

Teve início nesta segunda-feira (12) o processo democrático de eleição de gestores, gerais e adjuntos, para o biênio 2018/2020 das escolas da rede pública estadual. Participam neste momento 128 unidades votantes nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) em todo o estado. O pleito acontece até a próxima sexta-feira (16).
Estão aptos para votar os quatro segmentos da escola: pais, professores, funcionários administrativos e de apoio e alunos. O secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, destaca a importância deste processo.
“Nada melhor para a construção de uma sociedade democrática do que começar a construí-la a partir da escola. Com mais uma eleição em nossa rede, aliada à autonomia financeira que estamos vivendo com a descentralização dos recursos, vamos construindo uma nova sociedade onde todos são igualmente responsáveis. Desejo a todas as escolas votantes uma boa semana e uma jornada democrática exemplar”, declara Luciano Barbosa.
Cronograma - No dia 12, o pleito teve início em 53 escolas estadual da capital e do litoral norte (1ª, 13ª e 10ª Geres). Nesta terça-feira (13), será a vez de 13 unidades de ensino dos vales do Paraíba e Mundaú (4ª e 7ª Geres).
No Agreste e Baixo São Francisco – Arapiraca (5ª Gere), Palmeira dos Índios (3ª Gere), Penedo (9ª Gere) e seus respectivos municípios vizinhos – serão 31 unidades de ensino votando nesta quarta-feira (14). No dia 15, quinta-feira, votam 16 unidades escolares de Rio Largo e região metropolitana (12ª Gere) e São Miguel dos Campos e região sul (2ª Gere). O processo se encerra na sexta-feira (16) com 15 escolas estaduais do sertão votando pela 6ª, 8ª e 11ª Geres.
Novo Pleito
Segundo a superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maridalva Campos, as escolas que não tiveram suas chapas homologadas e as que não iniciaram o calendário 2018 entre 26 de fevereiro e 16 de março terão um segundo momento para as eleições, com novo edital a ser publicado.
Não participam deste processo eleitoral as unidades de ensino indígenas, os centros de educação especial, os centros de educação profissional e tecnológica e as escolas que integram o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) – estas últimas em virtude de portaria do Ministério da Educação que estabelece procedimentos para o fomento ao ensino integral.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
