Enfermeiros do Samu recebem treinamento sobre atendimento pré-hospitalar
Capacitação contou com aulas práticas, teóricas, além de simulações com múltiplas vítimas
Os profissionais de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Central Maceió passaram por uma atualização sobre atendimento pré-hospitalar avançado. A primeira turma finalizou a capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, nesta quarta-feira (28).
Enfermeiros que trabalham nas Bases Descentralizadas da capital, localizadas nos bairros Serraria, Farol e Trapiche, junto aos coordenadores das 16 Bases Descentralizadas reguladas pelo Samu Maceió, participaram dos dois dias de treinamento.
Segundo Arnon Alves, coordenador do NEP do Samu Maceió, a atualização é baseada nas novas diretrizes da 8ª edição do curso de PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), principal programa utilizado nessa área da medicina.
“Além dos temas avançados que são abordados no PHTLS, a capacitação foi pensada, tanto os enfermeiros da assistência como os da supervisão, adaptando para a nossa realidade no âmbito do Sistema Único de Saúde, com assuntos como a normatização das urgências e os princípios da regulação médica estabelecidos no Samu”, destacou o coordenador.
Durante a capacitação, os enfermeiros do Samu Maceió viram assuntos como traumas de medula, tórax, abdômen e cranioencefálico, controle de via aérea e ventilação, avaliação inicial de paciente vítima de trauma.
Para Karla Gonzaga, enfermeira e instrutora do NEP do Samu Maceió, houve mudanças significativas nas diretrizes de atendimento ao trauma. Com esse treinamento, os socorristas terão um mesmo nível de conhecimento teórico e prático.
“Para a equipe de enfermagem ficar nesse mesmo patamar, desenvolvemos treinamentos práticos, com técnicas de imobilização e transporte, reanimação cardiopulmonar, retirada rápida de veículos, com a utilização do dispositivo K.E.D., liberação de via aérea. Todas as áreas em que enfermeiro precisa estar qualificado e habilitado para oferecer um atendimento eficiente para a população”, ressaltou a enfermeira.
Simulações Práticas - Os enfermeiros socorristas ainda passaram por simulações práticas, que abordaram acidentes de múltiplas vítimas, onde eles puderam colocar os conhecimentos teóricos e práticos a prova. As encenações foram divididas em quatro estações, envolvendo vítimas de queda de altura, colisão automobilística com vítimas presas às ferragens, queda da própria altura e caso clínico, onde a paciente enfartou, ao descer as escadas.
Entre os 20 socorristas que estiveram presente à capacitação, estava o enfermeiro Alexandre Souza, que está no Samu desde 2015 e faz parte da equipe do Serviço Aeromédico. Segundo o profissional, as atualizações são importantes para ter um maior conhecimento sobre as mudanças que ocorrem nos protocolos de atendimento pré-hospitalar.

“Com esse treinamento conseguimos ter novas experiências e compartilhar situações que já vivenciamos, fazendo uma troca muito produtiva com os instrutores e os outros colegas da capital e do interior. Foi importante saber os novos protocolos na parte teórica e, o mais valioso, foi o simulado, realizado para reduzir possíveis sequelas nas vítimas e garantir uma melhor sobreviva para os pacientes”, afirmou o enfermeiro.
Uma segunda turma, composta por 27 enfermeiros, também passará pelo mesmo treinamento nos dias 10 e 11 de abril, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
