Defensoria Pública revisa processos de quase mil presos da Penitenciária de Segurança Máxima, em Maceió
A Defensoria Pública do Estado iniciou mais uma etapa do Programa Defensoria no Cárcere nesta quarta-feira (28). A ação analisa a situação processual dos 995 presos da Penitenciária de Segurança Máxima, situada no Complexo Penitenciário de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.
De acordo com a defensora pública e coordenadora do programa, Andrea Carla Tonin, hoje a equipe formada pelos defensores criminais em atuação no Núcleo de Acompanhamento da Execução Penal e Prisões Provisórias analisou 290 processos. O grupo encontrou um caso em que, aparentemente, não existem motivos para a manutenção da segregação e solicitou maiores informações à gerência prisional.
Os defensores verificaram, ainda, que pelo menos três presos terão direito à progressão de regime a partir do próximo mês e iniciaram os procedimentos para a transição ao regime semiaberto.
Para esta etapa, a Defensoria Pública desenvolveu um formulário que será preenchido com todas as informações processuais dos presos.
“Como a PenSM não dispõe de espaço para receber a ação, decidimos iniciá-la de forma diferente. Criamos um formulário que foi preenchido pelos defensores com todas as informações pertinentes à situação processual de cada assistido e, tão logo seja concluído o peticionamento do Módulo A, faremos a visita para informar o resultado”, explica a defensora.
“Uma via ficará com o preso, outra em seu prontuário e a terceira na Instituição. O método garante maior clareza nas informações e servirá também para que a Defensoria Pública estabeleça uma base de dados mais completa da situação prisional”, conclui.
As análises processuais e os peticionamentos do Módulo A devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, 06.
Sucessivamente serão atendidos os demais módulos do estabelecimento prisional.
O Programa Defensoria no Cárcere é um projeto da Defensoria Pública foi criado no ano de 2015 com o objetivo de incrementar a atuação institucional dentro do Sistema Prisional Alagoano de forma ininterrupta, levar melhores condições de dignidade no cumprimento da pena e consequentemente a paz dentro do ambiente carcerário.
Veja também
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
