Defensoria Pública revisa processos de quase mil presos da Penitenciária de Segurança Máxima, em Maceió
A Defensoria Pública do Estado iniciou mais uma etapa do Programa Defensoria no Cárcere nesta quarta-feira (28). A ação analisa a situação processual dos 995 presos da Penitenciária de Segurança Máxima, situada no Complexo Penitenciário de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.
De acordo com a defensora pública e coordenadora do programa, Andrea Carla Tonin, hoje a equipe formada pelos defensores criminais em atuação no Núcleo de Acompanhamento da Execução Penal e Prisões Provisórias analisou 290 processos. O grupo encontrou um caso em que, aparentemente, não existem motivos para a manutenção da segregação e solicitou maiores informações à gerência prisional.
Os defensores verificaram, ainda, que pelo menos três presos terão direito à progressão de regime a partir do próximo mês e iniciaram os procedimentos para a transição ao regime semiaberto.
Para esta etapa, a Defensoria Pública desenvolveu um formulário que será preenchido com todas as informações processuais dos presos.
“Como a PenSM não dispõe de espaço para receber a ação, decidimos iniciá-la de forma diferente. Criamos um formulário que foi preenchido pelos defensores com todas as informações pertinentes à situação processual de cada assistido e, tão logo seja concluído o peticionamento do Módulo A, faremos a visita para informar o resultado”, explica a defensora.
“Uma via ficará com o preso, outra em seu prontuário e a terceira na Instituição. O método garante maior clareza nas informações e servirá também para que a Defensoria Pública estabeleça uma base de dados mais completa da situação prisional”, conclui.
As análises processuais e os peticionamentos do Módulo A devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, 06.
Sucessivamente serão atendidos os demais módulos do estabelecimento prisional.
O Programa Defensoria no Cárcere é um projeto da Defensoria Pública foi criado no ano de 2015 com o objetivo de incrementar a atuação institucional dentro do Sistema Prisional Alagoano de forma ininterrupta, levar melhores condições de dignidade no cumprimento da pena e consequentemente a paz dentro do ambiente carcerário.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
