Fluxo turístico em Maceió aumenta no primeiro trimestre
Os indicadores apresentam altas mensais consecutivas
Dados da Infraero e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas revelam um crescimento expressivo do fluxo turístico de Maceió. De acordo com os números referentes à movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e à ocupação hoteleira no primeiro trimestre deste ano, mais de 595 mil pessoas já passaram pela capital alagoana, que obteve um aumento de 6,44% na taxa de ocupação, se comparado ao mesmo período de 2017. Os indicadores apresentam altas mensais consecutivas – há um ano o fluxo de passageiros cresce no aeroporto, enquanto a ocupação hoteleira se mantém positiva há sete meses.
Com 81% de ocupação hoteleira, um aumento de 8,56% em relação ao mesmo período do ano passado, o mês de março registrou a passagem de 177.458 mil pessoas pelo aeroporto, 6,31% a mais do que o registrado pelo mesmo mês em 2017. Entre os três meses analisados, março obteve o maior crescimento na hotelaria, enquanto fevereiro foi o que apresentou maior aumento do fluxo de passageiros (11,72%).
A expectativa do setor é que os indicadores se mantenham positivos na baixa temporada, já que a capital alagoana ocupa lugar de destaque no atual cenário nacional – Maceió foi eleito por mais de 300 agências de viagens o melhor destino turístico do Brasil na Aviesp 2018, que aconteceu em São Paulo no começo deste mês, além de ser considerado o preferido dos brasileiros para as férias de julho, segundo pesquisa publicada esta semana pela maior operadora da América Latina, a CVC.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, apesar dos números da ocupação hoteleira refletirem um aumento do fluxo turístico na capital, o desafio da Prefeitura de Maceió junto ao trade turístico é aumentar a diária média dos hotéis. “Este desempenho é extraordinário para o Turismo de Maceió, uma vez que acontece em meio ao crescimento da oferta de leitos na cidade. O desafio agora é continuar incrementando a ocupação hoteleira alavancando a diária média, por meio da qualificação do público, que, por sua vez, se dará pela qualificação do destino turístico, com projetos de estruturação da Prefeitura em parceria com o trade”, avaliou o gestor.
Novos voos
Outro fator que deve contribuir para o fluxo turístico na baixa temporada é a recente expansão da malha aérea, com a conquista de novos voos domésticos regulares (Guarulhos e Porto Alegre) e internacionais, como o voo direto da cidade argentina de Córdoba. No mês de março, os voos nacionais obtiveram um aumento de 5,79%, enquanto nos internacionais, o crescimento foi de 82,03%.
De acordo com Jair Galvão, os indicadores deverão contribuir significativamente para que o setor trace novas estratégias frente ao mercado estrangeiro. “Há um esforço conjunto, um trabalho sinérgico entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semtur, e todo o trade turístico para a promoção do destino dentro de fora do país e a expansão do mercado internacional, principalmente na América do Sul, com a intensificação das negociações com a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai”, destacou.
Além da ABIH, são parceiros da Semtur a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas e o Maceió Convention & Visitors Bureau.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
