Teste rápido para HIV será promovido pela Sesau neste sábado (28)
Ação vai ocorrer no Supermercado Super Giro, das 15h às 21h, no bairro do Prado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove neste sábado (28), das 15h às 21h, um mutirão para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais. A ação irá acontecer no Supermercado Super Giro, no bairro Prado, em Maceió.
Para fazer a testagem rápida é preciso apenas uma gota de sangue, por meio de punção digital, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. O resultado é liberado após 30 minutos da execução do teste, segundo Sandra Gomes, coordenadora do Programa de Combate às ISTs/Aids e Hepatites Virais da Sesau.
“É importante lembrar que o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite tem resultado com 99,99% de acerto. Os testes rápidos para sífilis, hepatite B e C são de triagem, e em resultados positivos são necessários exames laboratoriais confirmatórios. Enquanto que o teste de HIV é um teste diagnóstico e, em resultados positivos, a pessoa é imediatamente encaminhada ao tratamento e aos exames complementares para detecção de carga viral, dentre outros”, destacou Sandra Gomes.
Se o resultado for positivo
Após receber o resultado positivo, o encaminhamento ao tratamento é imediato e a adesão ao mesmo é fundamental para uma adequada qualidade de vida. É imprescindível o uso contínuo do preservativo para se evitar reinfecção e transmissão do vírus para outras pessoas.
Segundo Sandra Gomes, pessoas que tiveram algum comportamento de risco nos 30 dias que antecederam o teste e resultado negativo, devem repeti-lo após um mês. Com isso, ele irá se certificar do resultado, pois, em alguns casos, pode haver um resultado falso negativo (a janela imunológica é de 30 dias para o teste de HIV).
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
