Teste rápido para HIV será promovido pela Sesau neste sábado (28)
Ação vai ocorrer no Supermercado Super Giro, das 15h às 21h, no bairro do Prado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove neste sábado (28), das 15h às 21h, um mutirão para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais. A ação irá acontecer no Supermercado Super Giro, no bairro Prado, em Maceió.
Para fazer a testagem rápida é preciso apenas uma gota de sangue, por meio de punção digital, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. O resultado é liberado após 30 minutos da execução do teste, segundo Sandra Gomes, coordenadora do Programa de Combate às ISTs/Aids e Hepatites Virais da Sesau.
“É importante lembrar que o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite tem resultado com 99,99% de acerto. Os testes rápidos para sífilis, hepatite B e C são de triagem, e em resultados positivos são necessários exames laboratoriais confirmatórios. Enquanto que o teste de HIV é um teste diagnóstico e, em resultados positivos, a pessoa é imediatamente encaminhada ao tratamento e aos exames complementares para detecção de carga viral, dentre outros”, destacou Sandra Gomes.
Se o resultado for positivo
Após receber o resultado positivo, o encaminhamento ao tratamento é imediato e a adesão ao mesmo é fundamental para uma adequada qualidade de vida. É imprescindível o uso contínuo do preservativo para se evitar reinfecção e transmissão do vírus para outras pessoas.
Segundo Sandra Gomes, pessoas que tiveram algum comportamento de risco nos 30 dias que antecederam o teste e resultado negativo, devem repeti-lo após um mês. Com isso, ele irá se certificar do resultado, pois, em alguns casos, pode haver um resultado falso negativo (a janela imunológica é de 30 dias para o teste de HIV).
Veja também
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
