Empresas aéreas podem ser obrigadas a dar passagens a jovens de baixa renda
O benefício já acontece na compra de passagens de ônibus, trem e barco interestadual
Um projeto apresentado pela SNJ (Secretaria Nacional da Juventude) quer que jovens de baixa renda com até 29 anos tenham direito a gratuidade e a meia-entrada em transportes aéreos domésticos. O benefício já acontece na compra de passagens de ônibus, trem e barco interestadual, e é limitado a duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% por veículo convencional.
Segundo a coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo, a SNJ informou que o número de cadastrados aumentou 48% de dezembro do ano passado a março deste ano. O órgão estima que existam no país 16 milhões de habilitados a requerer o benefício.
Em 2017, foram 324,9 mil bilhetes gratuitos e 63,6 mil meias passagens concedidos no âmbito do programa.
Além da expansão do programa para voos domésticos, a Secretaria prevê que o desconto chegue a bilhetes de ônibus executivos. "Já temos parecer favorável do jurídico do Planalto no caso das passagens terrestres. O texto sobre as aéreas está em análise na Presidência. Entraria em vigor com a assinatura do presidente, sem necessidade de passar pelo Congresso", diz o secretário, Assis Filho.
No entanto, a iniciativa é contestada pela Abrati (associação das viações), que move uma ação no Supremo contra a medida. "O segmento está em desespero por conta do benefício. A primeira reação a isso é a redução de investimentos, a frota fica mais velha", argumenta Eduardo Tude, presidente da associação.
Veja também
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6 milhões nesta quinta-feira
Influenciador é preso em Arapiraca por susposta tentativa de extorsão contra governador
Pesquisa Meio/Ideia: Lula tem 46,5% e Flávio Bolsonaro, 41,4% no segundo turno
Em meio à disputa pelo governo, Renan Filho e JHC têm encontro previsto na ALE
Fim da escala 6x1: veja como cada deputado de Alagoas votou
Briga entre marido e mulher vai parar na delegacia em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
