Cuidando da primeira infância, Prefeitura de União dá início a mais uma Semana do Bebê
Com o tema "Vínculo Familiar e Comunitário no Cuidado com a Criança Pequena", o evento trouxe na programação desta segunda (14/05) a entrega simbólica da chave da cidade para o bebê prefeito, simpósio e oficina nas escolas da rede municipal. Confira.
A Prefeitura de União dos Palmares realiza mais uma edição da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver em uma infância saudável, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido de problemas de saúde. Neste ano, o tema é "Vínculo Familiar e Comunitário no Cuidado com a Criança Pequena".
A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos, sensibilizar sobre a importância da atenção à primeira infância, já que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. O evento envolve a ação conjunta de várias secretarias, como explicou o prefeito Areski Freitas.
“Elaboramos ações que visam o fortalecimento do vínculo do Poder Público com as políticas voltadas à primeira infância. A edição do ano passado foi muito construtiva, já temos projetos aí como a implantação de brinquedotecas em unidades de saúde e alguns setores públicos e viabilização de creches em andamento” disse a secretária de assistência social e articuladora de Selo em União, Gabriela Yasmine Freitas.
A programação completa pode ser consultada no link https://selounicefuniaodospalmares.org/sb2018, mas abaixo seguem as ações da presente data.
Bebê prefeito
O bebê prefeito deste ano é uma menina. Isabela da Silva Oliveira nasceu no último domingo de Dias das Mães (13/05), na maternidade do hospital São Vicente de Paula. Seus pais são do Newton Pereira. Tradição da Semana do Bebê, ela recebeu esse título por ser a primeira criança a nascer após a abertura desta edição. Ela receberá, em breve, do prefeito, Gabriela e a equipe da comissão do evento, em gesto simbólico, a chave da cidade.
Simpósio Primeira Infância Palmarina (SIMPIPA).
Com o tema “Primeira Infância e Políticas Públicas, o encontro teve como objetivo socializar para os profissionais que atuam com as crianças de 0 a 6 anos e gestantes, o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), que visa desenvolver e colocar em prática ações para melhorar a qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos do município.
Entre as propostas apresentadas, temos a criação de áreas de lazer infantil no município, ações de orientações de cuidados com a primeira infância, de conscientização sobre os limites da exposição precoce aos meios de comunicação e prevenção de acidentes que podem ocorrer com os pequenos, entre outras.
Ciclo de Oficinas Família e Primeira Infância na Escola e Circuito Literário
Oficinas de aproximação com os pais em escolas com salas de educação infantil da rede municipal, objetivando atingir principalmente às mães, sobre vínculos afetivos com a primeira infância. E ainda houve circuito literário para as crianças nas escolas.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
