Política

Prefeitura de União dos Palmares traz pautas importantes sobre a primeira infância

Por Assessoria 17/05/2018 09h09
Prefeitura de União dos Palmares traz pautas importantes sobre a primeira infância
Edição 2018 da Semana do Bebê - Foto: Assessoria

A programação da edição 2018 da Semana do Bebê segue acontecendo no município de União dos Palmares. Com o tema  "Vínculo Familiar e Comunitário no Cuidado com a Criança Pequena", o evento tem inserido em seu cronograma ações envolvendo as escolas da rede pública e unidades de saúde em conscientizações para a melhoria de vida da primeira infância e bem estar tanto dos pequenos quanto dos pais, envolvendo a juventude nas ações. 

“É indispensável a gente sensibilizar principalmente nossos jovens sobre as prevenções que devem ser tomadas para evitar o risco de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, além dos cuidados que todos devem ter com suas crianças. Em uma realidade onde muitos são pais precocemente, nosso trabalho também tem que chegar a esse público”, ressalta a secretária de assistência social e articuladora do selo Unicef em União, Gabriela Yasmine Freitas. 

Gabriela ainda pontua que os resultados atingidos com as ações da Semana do Bebê são de enorme relevância para que União chegue cada vez mais perto da conquista do selo Unicef. Para conquistar o selo Unicef os municípios são avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com eixos de Impacto Social, feito através da comparação da situação inicial e final disponíveis nas fontes nacionais oficiais de informação; e a pela avaliação das ações estratégicas de políticas públicas e de participação Social, por cada ação desenvolvida e comprovada.

Mobilização da Juventude 

Nesta quinta-feira (16/05), houve o Colóquio de Cidadania dos Adolescente com o Nucapa (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes Palmarinos em Ação), que planejou uma manhã cheia de debate sobre gravidez na adolescência, mediadas pela enfermeira Thamires Ribeiro e a psicóloga Raphaela de Andrade.

O pessoal do NASF também estava presente no momento para atividades como vacinação contra HPV, Tétano e outras enfermidades, além de palestras sobre o uso correto do preservativo feminino e masculino.

Participaram alunos da rede municipal de ensino e da rede estadual de ensino.

Prática esportiva na infância 

Criança feliz é criança que brinca. Por isso as escolas da rede municipal de ensino foram para o ginásio de esportes e fizeram a festa com o Movimente-se! Uma ação da Semana do Bebe para incentivar o desenvolvimento saudável das nossas crianças, estimulando a prática o brincar com a prática esportiva. 

Saúde também trazendo ações

A Secretaria de Saúde também está participando da Semana do Bebê e levando ações para as unidades básicas de saúde de União. As equipes do Nasf e do Saúde da Família estão percorrendo as unidades com orientações que abordam os temas relacionados aos cuidados com a primeira infância e orientações, como a "Importância do Vínculo Mãe/bebê", "Acidentes Domésticos na Primeira Infância" e "Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

“A saúde é de grande importância na atuação pela garantia dos direitos e bem estar dos nossos pequenos”, disse a secretária Geany Vergeth. 

Outra ação da saúde foi o Doutores da Alegria, direcionada às gestantes e mães com até 45 dias pós parto e em parceria com o hospital São Vicente de Paula, com palestras sobre os cuidados com os filhos.