Câmara autoriza Executivo a contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, por unanimidade, duas mensagens, enviadas pelo Executivo municipal, que visam dar melhor infraestrutura à capital alagoana, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17). Os projetos receberam Regime de Urgência, o que levou o Plenário a apreciá-los e votá-los, em duas discussões, com a realização de uma sessão extraordinária. De acordo com a ordem do dia desta quinta, as mensagens são as de n° 24/2018 e 002/2018.
A primeira diz respeito ao projeto de lei 62/2018, que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 35 milhões. De acordo com o líder do governo na Casa, Eduardo Canuto (PSDB), os recursos vão ser investidos na reurbanização de Maceió, através do Programa de Requalificação Urbana da Orla Lagunar de Maceió (Reurbolan).
SANEAMENTO – Já a segunda mensagem, busca adequar e atualizar a Lei Municipal n° 5.239/2002 que trata do saneamento básico à legislação federal de 2007, que estabelece as Diretrizes Federais para o Saneamento Básico, e de 2009, que trata da Política Estadual do Saneamento.
“Em linhas gerais, a política municipal de saneamento define os objetivos, traça as diretrizes gerais do setor no município e regulamenta pontos com controle social a ser exercido pelo Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram), Fundo Municipal de Saneamento Básico, Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico, Direitos e Deveres dos Usuários, Prestação dos Serviços e Regulação e Fiscalização”, afirma o texto.
Em seu discurso na tribuna, Eduardo Canuto agradeceu o entendimento de todos os vereadores, ressaltando, inclusive, a postura da oposição que tem demonstrado bastante amadurecimento ao longo das últimas legislaturas.
“São dois temas de bastante relevância para o desenvolvimento de Maceió e a Câmara, mais uma vez em um consenso em torno do que é melhor para nossa cidade, votou pela aprovação das matérias enviada pelo Executivo. O prefeito Rui Palmeira está imbuído em fazer a reurbanização e focar no saneamento de Maceió”, destacou Canuto.
Presidindo a sessão, Kelmann Vieira também destacou a unidade dos vereadores em torno de assuntos que interessam a Maceió, mesmo que oposição e situação tenham pontos de vista divergentes sobre outras questões.
“Não me canso de lembrar que esta Casa vive o seu cotidiano de forma independente como Poder, mas que os parlamentares, sejam da situação ou da oposição, sempre se reúnem e dialogam para que o entendimento aconteça quando os temas a serem votados sejam de interesse de Maceió, da população da nossa capital. Mais uma vez, isso aconteceu na sessão desta quinta-feira com autorização do empréstimo solicitado pela Executivo, cuja aprovação foi por unanimidade”, disse Kelmann Vieira.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
