Câmara autoriza Executivo a contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, por unanimidade, duas mensagens, enviadas pelo Executivo municipal, que visam dar melhor infraestrutura à capital alagoana, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17). Os projetos receberam Regime de Urgência, o que levou o Plenário a apreciá-los e votá-los, em duas discussões, com a realização de uma sessão extraordinária. De acordo com a ordem do dia desta quinta, as mensagens são as de n° 24/2018 e 002/2018.
A primeira diz respeito ao projeto de lei 62/2018, que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 35 milhões. De acordo com o líder do governo na Casa, Eduardo Canuto (PSDB), os recursos vão ser investidos na reurbanização de Maceió, através do Programa de Requalificação Urbana da Orla Lagunar de Maceió (Reurbolan).
SANEAMENTO – Já a segunda mensagem, busca adequar e atualizar a Lei Municipal n° 5.239/2002 que trata do saneamento básico à legislação federal de 2007, que estabelece as Diretrizes Federais para o Saneamento Básico, e de 2009, que trata da Política Estadual do Saneamento.
“Em linhas gerais, a política municipal de saneamento define os objetivos, traça as diretrizes gerais do setor no município e regulamenta pontos com controle social a ser exercido pelo Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram), Fundo Municipal de Saneamento Básico, Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico, Direitos e Deveres dos Usuários, Prestação dos Serviços e Regulação e Fiscalização”, afirma o texto.
Em seu discurso na tribuna, Eduardo Canuto agradeceu o entendimento de todos os vereadores, ressaltando, inclusive, a postura da oposição que tem demonstrado bastante amadurecimento ao longo das últimas legislaturas.
“São dois temas de bastante relevância para o desenvolvimento de Maceió e a Câmara, mais uma vez em um consenso em torno do que é melhor para nossa cidade, votou pela aprovação das matérias enviada pelo Executivo. O prefeito Rui Palmeira está imbuído em fazer a reurbanização e focar no saneamento de Maceió”, destacou Canuto.
Presidindo a sessão, Kelmann Vieira também destacou a unidade dos vereadores em torno de assuntos que interessam a Maceió, mesmo que oposição e situação tenham pontos de vista divergentes sobre outras questões.
“Não me canso de lembrar que esta Casa vive o seu cotidiano de forma independente como Poder, mas que os parlamentares, sejam da situação ou da oposição, sempre se reúnem e dialogam para que o entendimento aconteça quando os temas a serem votados sejam de interesse de Maceió, da população da nossa capital. Mais uma vez, isso aconteceu na sessão desta quinta-feira com autorização do empréstimo solicitado pela Executivo, cuja aprovação foi por unanimidade”, disse Kelmann Vieira.
Veja também
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
