Católicos celebram a Festa de Corpus Christi no próximo dia 31
Tríduo Eucarístico acontecerá de 28 a 30 na Igreja do Rosário e a solenidade na Catedral Metropolitana de Maceió
A Arquidiocese de Maceió preparou uma programação de quatro dias para a festa de Corpus Christi. As celebrações iniciam na segunda-feira (28) e se estende até a quinta-feira (31) com a tradicional procissão com Jesus Eucarístico, reunindo católicos de todos os cantos da cidade.
De segunda a quarta acontecerá, sempre às 16h30, uma missa em preparação à festividade na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Centro da capital. Desde 1945 o local recebeu o título de Santuário Eucarístico da Arquidiocese de Maceió.
No dia 31, a programação é transferida para a Catedral Metropolitana iniciando com uma missa solene às 9h, seguindo com adoração ao Santíssimo Sacramento e terminando com a procissão saindo da igreja às 16h30 seguindo em direção ao estacionamento do Jaraguá.
Origem da Festa de Corpus Christi
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, as quais exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão, porque ele morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
Em 1317, o Papa João XXII publicou que a Eucaristia deveria sair em procissão pelas vias públicas.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.