Saúde mantém postos e leva vacinação a áreas de difícil acesso
A Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação contra gripe realizará neste sábado (9), uma busca ativa para localizar e imunizar não vacinados, dentro do público alvo da campanha, nas áreas de difícil acesso da capital.
Durante todo o final de semana, também será mantida a vacinação nos postos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas), Shopping Pátio (Benedito Bentes), Loja Carajás Home Center (Tabuleiro) e Walmart (Gruta). Nos shoppings, o serviço será disponibilizado no sábado das 10h às 21h, e no domingo, das 14h às 20h. Na Loja Carajás e no Walmart, a vacinação ocorrerá no sábado e domingo, das 10h às 16h.
“Temos trabalhado no sentido de assegurar todas as possibilidades para que os grupos prioritários da campanha possam garantir sua imunização contra o vírus da gripe. É preciso, no entanto, que a população faça sua parte e atenda ao chamamento da campanha ainda nessa reta final”, frisa a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

Através da vacinação nas unidades de saúde, postos fixos, escolas, instituições de saúde, associações, domicílio de idosos acamados e instituições de longa permanência, Maceió atingiu, até o momento, 82,30% da população alvo.
A capital alagoana já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de vacinar o mínimo de 90% preconizada na cobertura vacinal (CV) de dois grupos prioritários: idosos (CV = 97,52%) e trabalhadores de saúde (CV = 97,69%). Por outro lado, o grupo que permanece com a menor cobertura vacinal são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (CV = 57,93%).
A Gerência de Imunização lembra que a campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 15 de junho e as pessoas, que se enquadram no público e ainda não foram vacinadas, devem comparecer a um posto de vacinação.
Grupo prioritário
Têm direito à vacinação crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, pessoas acima de 60 anos, puérperas até 45 dias (apresentando certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, além de funcionários do sistema prisional.
Também devem ser vacinados profissionais de saúde ativos, professores ativos em sala de aula de escolas públicas e privadas e doentes crônicos, mas todos precisam apresentar documentação que comprove o exercício profissional. As únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.
Confira abaixo as áreas de difícil acesso que terão vacinação casa a casa neste sábado (09):
– Favela Sururu de Capote – Muvuca – Conjunto dos Pescadores – Avenida Senador Rui Palmeira – Trapiche da Barra – II Distrito Sanitário (DS)
– Vila Aratú – Imediações da Praça Padre Cícero e Avenida Senador Rui Palmeira – Vergel do Lago – II Distrito Sanitário (DS)
– Poço Azul – Grota Roberto Acioli (Santo Amaro) – Grota da Cycosa (Canaã) – Grota do Grutão (Por trás do Walmart) – III Distrito Sanitário (DS)
– Vila Saem – Farol – Pinheiro – III Distrito Sanitário (DS)
– Conjunto Claudionor Sampaio – Aldeia do Índio – V Distrito Sanitário (DS)
– Grota do Cigano – Jacintinho – V Distrito Sanitário (DS)
– Conjunto Aprígio Vilela – Benedito Bentes II – VI Distrito Sanitário (DS)
– Conjunto Planalto – Benedito Bentes II – VI Distrito Sanitário (DS)
– Favela do Forró do Louro e Favela da Federal – Tabuleiro – VII Distrito Sanitário (DS)
– Village II – VII Distrito Sanitário (DS)
– Conjunto Santa Maria e Favela da Portelinha – Cidade Universitária – VII Distrito Sanitário (DS)
– Grota do Arroz e São José (Cruz das Almas) – VIII Distrito Sanitário (DS)
– Vila Emater I – VIII Distrito Sanitário (DS)
Veja também
Últimas notícias
Moraes dá 10 dias para PF ouvir Flávio em caso de calúnia contra Lula
Foragido por estupro de vulnerável há mais de seis anos é preso em Alagoas
Tio-avô acusado de matar sobrinho não tinha ficha criminal e vivia na rua
"Vou enterrar meu filho e me enterrar também", lamenta pai de Peterson Ykaro
MPF busca consenso para garantir áreas tradicionais de pesca em Porto de Pedras
Ziane Costa inaugura reforma e ampliação da EMEB Dr. José Correia Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
