Alunos da rede pública visitam a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro
Ação conjunta teve por objetivo propagar as boas práticas da coleta seletiva
Dando continuidade às ações em celebração a Semana Mundial de Meio Ambiente, os alunos do 7º ano da Escola Municipal Eleuza Galvão Rodas, realizaram uma visita a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), na manhã desta terça-feira (12). A ação conjunta, das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), teve por objetivo propagar as boas práticas da coleta seletiva.
Durante a visita, os estudantes puderam aprender como ajudar os catadores e praticar a coleta seletiva durante o dia a dia em casa, na escola e na rua. No local, a presidente da COOPMAR, Maria do Carmo, distribuiu materiais instrutivos que mostram o que deve ser separado durante a coleta e apresentou os tipos de materiais trabalhos na cooperativa.
Segundo a assessora técnica de Educação Ambiental da SEMMA, Aline Lima, a pretensão é que essa iniciativa seja contínua e que a cada dois meses, alunos da rede pública municipal de ensino possam conhecer o trabalho da COOPMAR. Ela ainda garante que ações como esta é uma forma de propagar as boas práticas.
“Essa visita faz com que os estudantes possam ter mais consciência do meio ambiente e aplicar a coletiva seletiva em casa, passar para os pais, até porque eles não conheciam a COOPMAR e que era possível realizar esse tipo de trabalho. O nosso objetivo é fazer com que a cada dois meses uma escola venha conhecer o nosso trabalho”, afirmou.
Os alunos também puderam assistir uma apresentação de um slide contando a história da COOPMAR, a importância ambiental e de geração de renda no município. Em geral, mais de quarenta famílias sobreviviam do lixão, e hoje tiveram a oportunidade de gerar renda por meio da coleta seletiva.
A história e o trabalho dos catadores chamaram a atenção dos alunos e despertou uma consciência de sustentabilidade. “O que eu achei mais legal é saber o que se pode reciclar, reaproveitar os materiais que a gente tem em casa, até computador. É muito bom sair da sala de aula e vir aprender coisas diferentes”, disse Silas Natanael, de 12 anos, alunos do 7º ano.
A programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, em Marechal Deodoro, segue durante toda a semana. Na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), diversas turmas da rede municipal de ensino público devem visitar ainda a área da restinga, COOPMAR, COOPOLEO, a praia do Francês, além de realiza o plantio de mudas de Salsa-de-praia.
GINCANA AMBIENTAL
As inscrições pata a Gincana Ambiental de Marechal Deodoro, que acontece neste domingo (17), iniciaram nesta terça-feira (12), até o dia 15 de junho na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Caravelas, Praia do Francês, e na Colônia de Pescadores Z-06, Rua Dr. Tavares Bastos, Centro Histórico.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
