Argentino dá a volta ao mundo de bicicleta e chega em Moscou
Matyas Amaya desde 2012 não volta para casa. Seu foco é pedalar até as sedes do Mundial sem gastar quase nada . E 2022 já está na agenda.
Nesta terça-feira, no meio de tantos torcedores de várias partes do mundo que se aglomeraram na região da Praça Vermelha para curtir o feriado do Dia da Soberania da Rússia, um ciclista chamava a atenção: Matias Amaya.
O argentino de 33 anos vem dando a volta pelo mundo de bicicleta desde 2013, quando resolveu sair de sua cidade, San Juan, para acompanhar a Copa do Mundo do Brasil. Gostou tanto do feito que resolveu seguir viagem, com o objetivo de estar na Rússia em 2018. Ele conseguiu.
Fiz disso o objetivo da minha vida. Depois da Copa de 2014 resolvi conhecer todo o Brasil, me estabeleci um ano em Santa Catarina e decidir subir a América até o México. De lá fui para a Espanha, onde cheguei no dia 13 de julho de 2016. São dois anos na Europa, passando por mais de 20 países, entrei na Rússia há um mês e na última quinta-feira cheguei aqui em Moscou.
Para uma viagem desse tamanho, Mathias carrega atrás da bicicleta um bagageiro com as suas coisas, pesando 70 quilos. É tudo o que leva. E diz que, nessa saga, conta sempre com a ajuda de pessoas que acompanham a viagem em sua página na internet.
Nunca fiquei em hotel algum. Sempre tenho alguém que me ajuda com estadia e alimentação. Quando não tenho nenhuma coisa nem outra, me viro. Durmo ao relento, me alimento com o que tem na natureza - disse.
E como foi a questão da liberação do passaporte em tantos países, principalmente na Rússia, tão zelosa na entrada de estrangeiros?
Nunca tive problema. Aqui, por exemplo, eles viram o que eu estava levando e me deixaram passar - disse Matyas. Parece mentira, mas a sua presença corrobora com esta fantástica história.
E já que ele está no país do Mundial, chegou a hora de ver os jogos, certo? Errado!
Nem de brincadeira, somente se eu ganhar ingresso. Eu não tenho dinheiro algum.
Não ver jogo não deixa o argentino frustrado. Para ele vale marcar presença no evento e, do seu jeito, fazer parte dele - a ponto de seu próximo objetivo já estar traçado.
Acabando a Copa da Rússia já começo a pedalar para chegar no Qatar. Vou ver tudo isso de novo em 2022.
Assim, resta saber se bate saudade da família e dos amigos. Solteiro e sem filho, Matyas tem a foto do pai e da mãe colocada no corpo da bicicleta:
A saudade às vezes bate. Mas tenho a foto dos meus pais. Desde que comecei a pedalar, no dia 5 de abril de 2012, nunca mais voltei a San Juan.
E esta volta, se acontecer, está prevista para depois da Copa do Qatar. Isso se até lá, quando tiver 37 anos, Matyas não resolver dar um pulinho ali com a sua bike na sede de 2026, que será conhecida hoje. Destino Marrocos ? Ou destino Estados Unidos, México e Canadá?
Veja também
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
