Política

Câmara pode abrir investigação contra ex-secretário de Rui Palmeira

Ofício com denúncias contra Davi Maia foi lido na sessão desta quarta-feira (13)

Por Marcos Filipe Sousa 13/06/2018 18h06
Câmara pode abrir investigação contra ex-secretário de Rui Palmeira
Sessão na Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Entrou em pauta nesta quarta-feira (13) na Câmara de Maceió, o ofício encaminhado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e os “Caras Pintadas” para investigar o uso político da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), tendo como alvo o ex-secretário da pasta, Davi Maia.

O vereador Siderlane Mendonça (PEN) rebateu as acusações e defendeu Maia, citando que os parlamentares estavam perseguindo o pré-candidato a deputado estadual. O tom agressivo do discurso, não agradou os vereadores que se pronunciaram.

Silvania Barbosa (PRTB) fez questão de ler o ofício que traz as acusações: nomeação de Alfredo Frederico Medeiros Maia Filho, vereador de Quebrangulo (e primo de Davi Maia), como chefe de gabinete da SLUM, contratos das empresas Viva Ambiental e Limpel de agosto a outubro de 2016 com pagamento em duplicidade, além de atos de suposto nepotismo na contratação de funcionários.

“A denúncia não foi feita pelos vereadores, mas encaminhada a esta Casa, e iremos investigar independente de ser parente ou amigo”, rebateu Silvania, quando Siderlane expôs que era amigo de Maia. Ela continuou: “Se encontrar um requerimento contra a vereadora e só averiguar, independente do ciclo de amizade. São denúncias graves que o movimento dos caras pintadas está esperando uma reposta dessa Casa. Ninguém está atacando a pessoa de Davi Maia”.

Irritado com o tom de Siderlane, o presidente da Câmara, Kelmman Vieira (PSDB), fez uso da palavra: “O respeito como homem e pessoa, temos as novas divergências diante das coisas que ele fala nos lugares”, iniciou o pronunciamento. Kelmann afirmoi várias vezes ser inimigo político de Davi Maia e rebateu as citações de Siderlane de que Maia teria construído praças pela cidade. “Ele não construiu nada, quem construiu foi o prefeito Rui Palmeira. Eu gozo de confiança do prefeito Rui Palmeira e isso causa inveja de homens. Ciúme de homem é pior do que ciúme de mulher”. Ele também insinuou que Davi Maia estava mandando recado através de Sirdelane e completou, "Temos o portal da transparência e pode colocar de cabeça pra baixo”, disse Vieira sobre as contas da Casa de Mário Guimarães.

O presidente garantiu que a denúncia será lida e terá os procedimentos legais, inclusive de ampla defesa do acusado.