Como evitar problemas de saúde durante os jogos da Copa do Mundo
Médico dá dicas para os torcedores mais exaltados

Finalmente começou nesta quinta-feira (14) a Copa do Mundo na Rússia. Agora, os brasileiros contam os dias para a estreia no Brasil no próximo domingo (17). Mas é preciso ter cuidado com o corpo, principalmente os torcedores que possuem alguma restrição médica.
O torcedor fanático precisa ter cautela. As chances de um infarto nos períodos de realização da Copa é maior do que em qualquer outra época do ano. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP): o índice de pacientes infartados nessas épocas cresce de 4% a 8%.
“Sabemos que a relação entre corpo e mente é próxima o suficiente para que um exerça influências sobre o outro. Desta forma, a exposição de pessoas predispostas a fatores estressantes, pode resultar em desfechos preocupantes. Este é o caso, por exemplo, de pessoas com hipertensão arterial ou demais fatores de risco cardiovascular que podem sofrer eventos agudos como acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio”, informou o médico, Dieggo Melo.
Ele lembrou que as partidas acirradas podem gerar conflitos emocionais e criando problemas em pessoas mais sensíveis. “É o caso de pessoas que sofrem de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno explosivo intermitente, dentre várias outras condições suscetíveis a fatores ambientais”.
Nas partidas as pessoas geralmente consomem bebidas alcoólicas em excesso. O médico explica se a mistura perigosa para o organismo.
“É essencial evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso de maneira geral e não se deve esquecer que álcool e direção não combinam. Logo, deve-se consumir bebidas com moderação, sempre acompanhadas de hidratação concomitante. Além disso, aqueles que fazem uso de determinadas medicações devem estar atentos à interação entre elas e o álcool e apenas consumir sob orientação médica quando possível. Na dúvida, é prudente evitar”.
Então como se preparar para os jogos da seleção brasileira? O médico explica que os cuidados começam antes mesmo das partidas, com hábitos saudáveis no cotidiano.
“Deve-se ficar atento para manter hábitos saudáveis, como boa hidratação, sobretudo durante o consumo de álcool, além de preferir petiscos saudáveis com a menor quantidade de conservantes possível, evitando-se frituras e alimentos industrializados e consumindo os demais com moderação”, colocou.
Os cuidados devem ser maiores para pessoas que sofrem de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, que costumam abrir “exceções” durante eventos comemorativos como estes.
“Há sempre formas criativas de manter a saúde e curtir as partidas sem prejudica-la. Na dúvida, uma boa pedida é pedir ajuda a um profissional de nutrição e encontrar as melhores alternativas”, reforçou Melo.
Veja também
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
