Capital

Maceió é destaque no ranking nacional de cidades inteligentes

Por 7Segundos com Assessoria 29/06/2018 18h06
Maceió é destaque no ranking nacional de cidades inteligentes
Maceió é destaque no ranking nacional de cidades inteligentes - Foto: Reprodução/AgênciaAlagoas

Maceió foi destaque no último ranking de serviços de cidades inteligentes divulgado esta semana pelo portal Teleco, um grupo formado por profissionais de telecomunicações. O levantamento tem como objetivo identificar as cidades do Brasil com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, nas áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, E-GOV e meio ambiente.

Entre as capitais brasileiras com mais de um milhão de habitantes, Maceió ocupa o quarto lugar, à frente de Recife, São Paulo e Salvador. O estudo incluiu na pesquisa os 100 maiores municípios brasileiros. No ranking geral, Maceió aparece na 14ª posição.

A pesquisa da Teleco levou em consideração os serviços utilizados diretamente pelo cidadão e a gestão municipal. No aspecto mobilidade urbana foram verificados os serviços de transporte público, horários dos ônibus, bilhetagem eletrônica, entre outras variáveis.

Na questão relacionada a saúde e educação, o ranking da Teleco verificou se os municípios disponibilzam serviços, a exemplo de marcação e agendamento de consultas e exames, matrícula online, além do uso do tablet e celular em sala de aula.

Nos serviços de meio ambiente o estudo focou em alertas da defesa civil para chuvas, coleta de lixo, entre outras atividades dos órgãos públicos responsáveis.

Sobre a variável E-Gov, a pesquisa quis saber se a gestão municipal disponibiliza ao cidadão serviços online para a emissão de licenças, certidões, boletos de tributos e outros serviços.

Confira o ranking abaixo: