Sarampo: SMS intensifica vacinação com profissionais do Turismo
Com o objetivo de manter Maceió fora da área de ocorrências do Sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunização, iniciará uma Intensificação Vacinal contra a doença no trade turístico da orla marítima de Maceió, a partir desta quarta-feira (11).
A intenção da ação é realizar uma atualização de vacinação contra a Tríplice Viral dos profissionais envolvidos com o turismo em Maceió, prevenindo o surgimento do sarampo, rubéola e caxumba, evitando a reintrodução do vírus no município. O público alvo são todos os profissionais envolvidos com o setor, como trabalhadores da rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas, motoristas de aplicativo, jangadeiros, rodoviária, porto e aeroporto de Maceió.
A gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, contou que desde 1999 não há registros da doença em Maceió, mas para isso continuar acontecendo, é fundamental manter a imunização atualizada. “As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou.
Eunice destaca ainda a importância dos pais manterem o calendário de vacinação de seus filhos atualizados, e, ao mesmo tempo, também ficarem atentos aos seus para prevenir o ressurgimento de doenças já erradicadas na cidade.
A intensificação conta com a parceira do Sindicato dos Taxistas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares De Alagoas (SHRBS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (ABRASEL) e Sindicato dos motoristas de aplicativo de Maceió.
O que é o Sarampo e como prevenir?
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.
A doença pode ser prevenida por meio da imunização com a vacina Tríplice Viral, indicada para crianças a partir de um ano de idade, adolescentes e adultos de até 49 anos de idade.
A vacina Tríplice Viral está disponível para a população, conforme calendário básico de vacinação, em todas as salas de vacina de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
