Implantação da biometria facial avança em Maceió
Biometria facial está sendo usada nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)

Desde março deste ano, os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) passaram a fazer uso da tecnologia de reconhecimento facial. A implantação dos equipamentos nos transportes públicos coletivos tem como intuito fiscalizar o uso indevido do Cartão Bem Legal, conforme previsto no contrato de licitação entre a Prefeitura de Maceió e as empresas de ônibus que atuam na cidade.
“Até o mês de junho, cerca de 25% dos ônibus da capital possuíam o equipamento de biometria facial. Até o final de julho, eles estarão em 70% da frota. A previsão é de que até o final o ano, o reconhecimento pela biometria facial esteja em 100% da frota de ônibus de Maceió”, explica o titular da Divisão de Cadastro de Transporte da SMTT, Zenildo Filho.
A tecnologia é usada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para garantir que os cartões nas modalidades Sênior, Especial, Especial com acompanhante, Estudante e Correios sejam utilizados apenas pelos seus titulares. As imagens são registradas pela câmera da biometria e monitoradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE).
Caso seja constatada a irregularidade, o cartão será bloqueado e retido. O usuário precisará se dirigir ao posto de atendimento da Transpal, que está localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, onde será informado sobre o motivo do bloqueio do cartão.
Penalidades
Na primeira ocorrência, o titular ficará sem poder fazer uso do cartão por um mês e os créditos suspensos. Em caso de reincidência, o prazo será estendido para dois meses. Caso volte a acontecer, o benefício será cancelado por dois anos.
Veja também
Últimas notícias

Chuvas causam apagão, alagamentos e fios soltos na Jatiúca, em Maceió

Prefeito JHC divulga ação da Defesa Civil diante de risco de desabamento de muro em Maceió

Chuva intensa alaga Vale do Reginaldo e acende alerta da Defesa Civil em Maceió

Escola José Pereira Sobrinho realiza homenagem emocionante às mães na zona rural de Arapiraca

Com 55 mm, chuvas preocupam e Maceió atinge estado de atenção. Rodrigo Cunha reafirma trabalho de prontidão da Defesa Civil

Cinco vítimas da chacina de Estrela de Alagoas são sepultadas sob forte comoção
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
