Implantação da biometria facial avança em Maceió
Biometria facial está sendo usada nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)
Desde março deste ano, os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) passaram a fazer uso da tecnologia de reconhecimento facial. A implantação dos equipamentos nos transportes públicos coletivos tem como intuito fiscalizar o uso indevido do Cartão Bem Legal, conforme previsto no contrato de licitação entre a Prefeitura de Maceió e as empresas de ônibus que atuam na cidade.
“Até o mês de junho, cerca de 25% dos ônibus da capital possuíam o equipamento de biometria facial. Até o final de julho, eles estarão em 70% da frota. A previsão é de que até o final o ano, o reconhecimento pela biometria facial esteja em 100% da frota de ônibus de Maceió”, explica o titular da Divisão de Cadastro de Transporte da SMTT, Zenildo Filho.
A tecnologia é usada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para garantir que os cartões nas modalidades Sênior, Especial, Especial com acompanhante, Estudante e Correios sejam utilizados apenas pelos seus titulares. As imagens são registradas pela câmera da biometria e monitoradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE).
Caso seja constatada a irregularidade, o cartão será bloqueado e retido. O usuário precisará se dirigir ao posto de atendimento da Transpal, que está localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, onde será informado sobre o motivo do bloqueio do cartão.
Penalidades
Na primeira ocorrência, o titular ficará sem poder fazer uso do cartão por um mês e os créditos suspensos. Em caso de reincidência, o prazo será estendido para dois meses. Caso volte a acontecer, o benefício será cancelado por dois anos.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
