Política

Rui Palmeira envia à Câmara projeto que reajusta salário dos servidores

Reajuste é de 3%, sendo 2% retroativos a junho; em greve, categoria cobra 15,41%

Por 7Segundos 01/08/2018 09h09
Rui Palmeira envia à Câmara projeto que reajusta salário dos servidores
Prefeito Rui Palmeira - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) encaminhou à Câmara Municipal de Maceió (CMM), o Projeto de Lei (PL) que visa o reajuste dos vencimentos de todos os servidores públicos do Poder Executivo. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (1º). 

Segundo a publicação, o vencimento base dos servidores efetivos estatuários e celetistas do município fica reajustado em 3%, sendo da seguinte forma: 2% (dois por cento), a ser implantado em agosto de 2018, retroagindo seus efeitos a junho de 2018; e, 1% (um por cento), a ser implantado em outubro de 2018.

Com relação ao retroativo fica assegurado o pagamento em duas parcelas a serem implantada no mês de agosto.

"O aumento concedido observa todas as prescrições legais, além de atender à capacidade financeira do Município de Maceió, estando ainda, de acordo com os limites fixados pela Lei Complementar n°. 101, de 04 de Maio de 2000, que trata da responsabilidade fiscal, seus efeitos e conseqüências", diz trecho da publicação.

Greve
Por outro lado, em greve há 15 dias, os servidores municipais rejeitam a proposta apresentada pelo chefe do Executivo Municipal e reinvidicam reajuste de 15,41%, que é a perda da inflação de 2014, 2015, 2016 e 2017 e com retroativo de janeiro, mês da data-base.

A categoria planeja para esta quarta-feira (1º), às 14h, um novo ato na Associação Comercial de Maceió, na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, onde acontece o retorno dos trabalhos da CMM.