Clínica Escola de Odontologia da FAT oferece atendimento à população
Processo de triagem será realizado no período de 13 a 18 de agosto.

Os números da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE, revelam que 11% dos brasileiros não têm dente. Entre as mulheres, a porcentagem sobe para 13,3% e, para os homens, cai para 8,4%. Já para as pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes. A pesquisa revela ainda 74,3% dos atendimentos odontológicos no país são realizados em consultórios particulares. Já as Unidades Básicas de Saúde são responsáveis por apenas 19,6% dos atendimentos, o que eleva a preocupação com a saúde bucal dos brasileiros.
Ana Maria Guerra, cirurgiã-dentista e professora do curso de Odontologia da FAT, alerta que os problemas de saúde bucal podem desencadear, inclusive, doenças cardíacas. “As bactérias da boca podem causar endocardite bacteriana que é uma infecção do revestimento interno do coração, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas’’, pontua.
A fim de promover a saúde bucal, a FAT vai inaugurar, no próximo dia 20 de agosto, a clínica escola da instituição, na Unidade Barro Duro, onde os estudantes, sob a supervisão dos professores, vão realizar atendimentos para a comunidade, oferecendo os serviços de restauração de dentes, radiografias dentárias, profilaxia e orientação odontológica, extrações, tratamentos de canais, periodontia, prótese total, além de atendimento de urgência e tratamento em crianças.
A clínica tem capacidade para receber até doze pacientes por aula. “A clínica escola reforça o compromisso social e educacional da instituição. Por meio dela, nossos alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula e levam saúde bucal de qualidade para a comunidade”, pontua o coordenador do curso, Eraldo Andrade.
Serviço
A triagem para o atendimento, que será iniciado dia 20 de agosto, será realizada no período de 13 a 18 de agosto, na Unidade Barro Duro da FAT, conforme calendário abaixo. Os interessados devem apresentar RG e CPF.
• Dia 13/8 – 18h às 20h30
• Dia 14/8 – 7h30 às 11h e 18h às 20h30
• Dia 15/8 – 18h às 20h30
• Dia 16/8 – 18h às 20h30
• Dia 17/8 – 18h às 20h30
• Dia 18/8 – 7h30 às 11h (para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos).
Veja também
Últimas notícias

Jovens ficam feridos após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca

Segurança Pública de Alagoas é aprovada por 72% dos alagoanos, aponta pesquisa

Homem fica ferido após cair de motocicleta na ladeira Geraldo Melo, em Maceió

Gilberto Gonçalves anuncia projeto que beneficiará as famílias riolarguenses

Fórum com participação do MPAL debate violência nas escolas e melhorias nas creches “Gigantinhos”

Pai luta para ver na cadeia jovem responsável por crime de estupro cometido contra sua filha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
