Dentistas fazem atendimento domiciliar em Arapiraca
Aproximação do serviço humaniza tratamento
“Essa é a verdadeira revolução: a odontologia fora das quatro paredes”. A afirmação é da dentista Veugva Dionísio de Freitas, profissional da Prefeitura de Arapiraca, que atua na Unidade Básica de Saúde Dr. Daniel Houly, no bairro Brasília, com atendimento em ambulatório e no serviço odontológico domiciliar a pacientes acamados que também são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço contribui com a melhora da qualidade de vida de pacientes que não podem ir até a UBS para receber o atendimento odontológico e recebem os profissionais na própria residência.
Um dos exemplos da eficiência no atendimento domiciliar aconteceu esta semana, quando as dentistas Veugva Dionísio de Freitas e Paulla Valéria de Souza Meneses, acompanhadas pela assistente social Jannyne Maria Gomes, visitaram o paciente Matheus Alves Freire, 18 anos, com quadro de paralisia cerebral.
Veugva Dionísio explica que o procedimento realizado é considerado simples, profilaxia, que é uma limpeza dental completa. Mas, em virtude da condição física do paciente, passou a ser uma ação complexa, dividida em dois dias de atendimento.
A dentista afirma que a ação somente foi possível de ser realizada com a utilização do consultório odontológico portátil, disponível no município.
“Você precisava ver o olhar do Matheus, durante o atendimento, e a gratidão da mãe. Esse reconhecimento nos faz confiar e acreditar que somos instrumentos de transformações. O serviço da área odontológica à população deve ser realizada e vista além das restaurações”, destacou Veugva Dionísio de Freitas.
Veja também
Últimas notícias
IML libera corpo de piloto australiano morto em queda de avião com drogas em Coruripe
Homem é encontrado morto com sinais de agressão em terreno na Ponta da Terra, em Maceió
Homem é autuado por transporte ilegal de ave silvestre em Arapiraca
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
PRF apreende 900 kg de pescado transportado sem refrigerção e contaminado com óleo no Sertão de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
