TRE determina que Facebook retire conteúdo ofensivo contra Biu de Lira
Defesa de senador alegou que publicação de cunho ofensivo atingiu a honra e a imagem dele; Facebook tem 12 horas para retirar publicação do ar
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) deferiu o pedido de liminar feito pelo senador Benedito de Lira contra o Facebook, em razão de publicação ofensiva realizada na rede social, determinando a retirada do conteúdo do ar no prazo de 12 horas. A decisão foi do desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, ele é integrante da Comissão de Propaganda do (TRE/AL).
A defesa do senador alegou na petição que a publicação representava ato propagandístico de cunho ofensivo à honra e à imagem de Biu de Lira, além de representar uma inverdade,
De acordo com a publicação, teria sido atribuído a Lira a autoria da frase “é da natureza da mulher levar umas palmadinhas do marido quando faz alguma coisa errada”. Para ele, o conteúdo incita ao eleitorado a ideia de que o mesmo seria uma pessoa machista e incentivadora de atos de violência contra as mulheres.
Para o desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, o perigo de se aguardar o pronunciamento jurisdicional definitivo apresenta-se de modo evidente, na medida que o impacto das publicações em redes sociais são imediatos e imensuráveis, sobretudo ao se considerar o potencial viralizante dos compartilhamentos espontâneos dos usuários.
“Além de que a publicação veicula conteúdo de incitamento à violência contra a mulher, percebo nos comentários o despertar de manifestações de intensa intolerância, destoando dos propósitos de um debate democrático”, evidenciou Gomes, que ainda impôs a pena de R$ 30 mil/dia caso o conteúdo não seja removido conforme a decisão.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
