Brasil

Empresário flagrado com menina de 13 anos em motel volta a ser preso em Manaus

Tia de adolescente também teve prisão temporária decretada

Por G1 17/08/2018 08h08
Empresário flagrado com menina de 13 anos em motel volta a ser preso em Manaus
Fabian (sentado, de camisa azul clara) teve prisão decretada. - Foto: Reprodução/Internet

O empresário Fabian Santos e a tia da adolescente encontrada em um motel no dia 7 deste mês voltaram a ser presos, em Manaus. As prisões ocorreram após determinação da Justiça do Amazonas. Os dois estavam sob monitoramento de tornozeleira eletrônica até então.

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) foi até a casa de Fabian para cumprir o mandado de prisão, mas ele não estava no local. O empresário se encaminhou à Depca e a defesa dele disse que só se pronunciará em juízo.

A tia da adolescente foi presa em uma casa no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus.

Os dois tiveram prisão temporária decretada e ficarão encarcerados por 30 dias. A titular da Depca, delegada Joyce Coelho, disse que o processo segue em segredo de Justiça.

Entenda o caso

A Justiça do Amazonas decretou nesta quinta-feira (16) a prisão temporária do empresário. Ele havia sido liberado em audiência de custódia para responder pelo crime em liberdade, sob monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.

Segundo a polícia, a menina fazia programa agenciada pela própria tia. Ela também teve a prisão temporária decretada.

O mandado foi expedido pela juíza titular da Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, da Comarca de Manaus, Patrícia Chacon de Oliveira Loureio.

As prisões dos suspeitos foram decretadas por um período de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

O caso já estava sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) quando uma denúncia anônima informou o local para onde os suspeitos levariam a garota. Equipes da unidade especializada foram até o motel indicato e flagraram o crime.

Segundo a polícia, a tia da menina costumava entrar no motel no banco de passageiro, para que a sobrinha não fosse vista e pudesse levantar suspeitas de funcionários dos estabelecimentos. Ela se mantinha escondida no banheiro durante o programa.

O homem pagava entre R$ 500 e R$ 1 mil para a tia da jovem. Os abusos começaram neste ano.

O Grupo Rede Amazônica teve acesso às imagens do momento da prisão e ao depoimento da vítima. Em um dos trechos, a jovem relata que recebia ameaças de morte da tia, que usava a figura do empresário para lhe intimidar.

"Se ela suspeitasse e fosse presa, ela tinha coragem de me matar e que o [empresário] tinha muito dinheiro e podia me matar (...) Ela disse que o [empresário] era muito calculista. Ela disse que tinha coragem, porque ela não ia para cadeia por causa de mim", contou.

A vítima relatou ainda o que ocorreu no dia em que o abuso foi descoberto pela polícia e o que sentiu no momento da prisão.

"Quando a gente chegou lá, ela [tia] ficou dentro do quarto e, depois que ele [empresário] começou a fazer o negócio comigo, ela entrou para o banheiro. Aí depois que ele parou, tudo aconteceu. Parece que era a Mulher Maravilha entrando para me salvar", comentou.

A delegada Joyce Coelho disse que a vítima cedia por estar em uma posição inferior.

"Como ela dependia economicamente e até emocionalmente, ela acabava cedendo contra a sua vontade", disse.