Agentes de Saúde ultrapassam meta de visitas e cadastro dos deodorenses
Por meio da ferramenta E-SUS+ e o uso de tablets, os agentes vem realizando em média 40 visitas por semana nas residências de Marechal Deodoro

O município de Marechal Deodoro aumentou o número de visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde às residências. Até metade deste ano, o número de visitas foi de 268.352, facilitando o trabalho de identificação de deodorenses com algum tipo de doença e o encaminhamento para as Unidades de Saúde.
A meta do Ministério da Saúde para o município é de 228.480 visitas dos agentes por ano, e em 2016, essa meta não chegou em 50%. Isso afetou diretamente a saúde dos deodorenses. Com a nova gestão, foram implantadas novas ferramentas para mudar a situação da saúde do município.
No ano de 2017, os resultados já foram positivos, visto que, os agentes comunitários de saúde deixaram de usar o papel para inserir os dados, e passaram a colocar toda a coleta em tablets doados pela Prefeitura de Marechal Deodoro para os agentes. Nos dispositivos, os agentes de saúde usam o sistema E-SUS+ que capta todas as informações necessárias das visitas executadas. Além disso, os enfermeiros das Unidades de Saúde também têm acesso aos dados e ao quantitativo de visitas realizadas pelo agente, podendo identificar com mais agilidade usuários com algum tipo de doença.
Com a nova ferramenta, o agente de saúde precisa alcançar a meta mínima de 40 visitas por semana, com isso o aumento do número de consultas de especialistas, clínicos gerais e exames realizados no município aumentaram. Além disso com o E-SUS+ houve um aumento geral nos indicadores, a exemplo da redução da mortalidade infantil e mulheres diagnósticas precocemente com câncer de mama e no colo de útero.
Com as visitas frequentes o número de exames de citologias, de laboratório e consultas de especialistas como pediatras, ginecologistas e outras especialidades, além do atendimento dos clínicos gerais no PSFs aumentaram.
De acordo com o secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, os resultados são frutos da valorização e condições de trabalho que a Prefeitura vem dando para os agentes comunitários de saúde.
“Toda essa melhoria faz parte de um trabalho sério e voltado somente no bem estar da população. Isso representa a vontade do prefeito Cacau em destinar saúde para os deodorenses e por isso tem buscado melhores ferramentas de nível nacional para conseguir resultados positivos. Além disso, o pagamento do PMAQ rigorosamente em dia e as premiações por equipe tem sido um dos estímulos aos agentes”, contou o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Suspeito de tráfico é preso com drogas e e motocicleta roubada em Rio Largo

Operação contra organização criminosa cumpre 118 mandados em AL e mais três estados

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
