Prefeitura de Marechal Deodoro comemora 427 anos de fundação do município
Além da fundação do município, no dia 05 de agosto também é comemorado 191 anos do nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca
No dia 5 de agosto, a Prefeitura de Marechal de Deodoro celebra o aniversário de 427 anos de fundação do município e o aniversário de 191 anos do seu filho mais ilustre em uma programação de uma semana de atividades.
Este é o segundo ano que a Prefeitura de Marechal Deodoro resgata a tradição de comemorar o aniversário de fundação do município, que diferentes dos demais, não foi emancipado, e sim, fundado. Nesta mesma data, a primeira capital do Estado também comemora o aniversário de nascimento do primeiro Presidente do Brasil, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
Para comemorar esta data histórica, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar uma série de evento no município. A programação terá início no dia 1º de agosto e segue até o dia 05. Durante cinco dias serão realizadas uma série de ações em diversos bairros e povoados de Marechal Deodoro, como inauguração de diversas obras, atividades culturais, início de importantes obras, alvorada festiva e shows artísticos.
Além disso, a programação contará ainda com a segunda edição do Viva Marechal, desta vez realizado no Conjunto Terra da Esperança, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, educação de trânsito e apresentações culturais.
História
Marechal Deodoro foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a Vila passou a ser a Capital da Província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada à categoria de cidade.
O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
