Prefeitura de Marechal Deodoro comemora 427 anos de fundação do município
Além da fundação do município, no dia 05 de agosto também é comemorado 191 anos do nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca
No dia 5 de agosto, a Prefeitura de Marechal de Deodoro celebra o aniversário de 427 anos de fundação do município e o aniversário de 191 anos do seu filho mais ilustre em uma programação de uma semana de atividades.
Este é o segundo ano que a Prefeitura de Marechal Deodoro resgata a tradição de comemorar o aniversário de fundação do município, que diferentes dos demais, não foi emancipado, e sim, fundado. Nesta mesma data, a primeira capital do Estado também comemora o aniversário de nascimento do primeiro Presidente do Brasil, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
Para comemorar esta data histórica, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar uma série de evento no município. A programação terá início no dia 1º de agosto e segue até o dia 05. Durante cinco dias serão realizadas uma série de ações em diversos bairros e povoados de Marechal Deodoro, como inauguração de diversas obras, atividades culturais, início de importantes obras, alvorada festiva e shows artísticos.
Além disso, a programação contará ainda com a segunda edição do Viva Marechal, desta vez realizado no Conjunto Terra da Esperança, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, educação de trânsito e apresentações culturais.
História
Marechal Deodoro foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a Vila passou a ser a Capital da Província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada à categoria de cidade.
O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.
Veja também
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
