Prefeitura de Marechal Deodoro comemora 427 anos de fundação do município
Além da fundação do município, no dia 05 de agosto também é comemorado 191 anos do nascimento do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca
No dia 5 de agosto, a Prefeitura de Marechal de Deodoro celebra o aniversário de 427 anos de fundação do município e o aniversário de 191 anos do seu filho mais ilustre em uma programação de uma semana de atividades.
Este é o segundo ano que a Prefeitura de Marechal Deodoro resgata a tradição de comemorar o aniversário de fundação do município, que diferentes dos demais, não foi emancipado, e sim, fundado. Nesta mesma data, a primeira capital do Estado também comemora o aniversário de nascimento do primeiro Presidente do Brasil, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
Para comemorar esta data histórica, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar uma série de evento no município. A programação terá início no dia 1º de agosto e segue até o dia 05. Durante cinco dias serão realizadas uma série de ações em diversos bairros e povoados de Marechal Deodoro, como inauguração de diversas obras, atividades culturais, início de importantes obras, alvorada festiva e shows artísticos.
Além disso, a programação contará ainda com a segunda edição do Viva Marechal, desta vez realizado no Conjunto Terra da Esperança, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, educação de trânsito e apresentações culturais.
História
Marechal Deodoro foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma. Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 16 de setembro de 1817 a Vila passou a ser a Capital da Província das Alagoas. Em 08 de março de 1823 foi elevada à categoria de cidade.
O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
