Saúde

Alagoas deve intensificar ações para atingir meta da vacinação contra Polio e Sarampo

Agentes de saúde devem fazer busca ativa nas residências das cidades

Por Marcos Filipe Sousa 03/09/2018 15h03
Alagoas deve intensificar ações para atingir meta da vacinação contra Polio e Sarampo
Responsáveis devem levar crianças as unidades de saúde - Foto: Erasmo Salomão

A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o país até o dia 14 deste mês. Alagoas está entre os estados que ainda não atingiram a meta.

Últimos dados do Governo Federal divulgados nesta segunda-feira (03), contra a pólio foram vacinadas 185.466 doses, o que corresponde a 86,91% do público-alvo, e 185.389 contra o sarampo, 86,88%.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que no estado a lista de cidades que já atingiram a meta foi, até o momento de 63 municípios.

“Estamos falando com as cidades que ainda não conseguiram a meta de 95%. Alguns municípios estão fazendo buscas ativas em cada residência para saber quais crianças ainda não foram vacinadas”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro.

Ela ainda lembrou que as unidades de saúde estarão com a vacina disponível para a população. "Basta procurar a mais próxima da sua residência".

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.