Preço do diesel nos postos sobe 3,4% na semana passada, mostra ANP
O preço médio do diesel nos postos de combustíveis do Brasil subiu 3,4 por cento na semana passada ante a semana anterior, em sua segunda alta semanal consecutiva após a Petrobras elevar o combustível em 13 por cento, em média, em suas refinarias a partir de 31 de agosto.
O diesel --combustível mais consumido do país-- teve um valor médio nos postos brasileiros de 3,489 reais por litro na semana encerrada em 8 de setembro, ante 3,373 reais na semana anterior, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na semana encerrada em 25 de agosto, o diesel nos postos brasileiros foi comercializado a 3,371 reais por litro.
A forte elevação do diesel nas refinarias ocorreu como parte de uma nova fase do programa de subsídio ao combustível do governo federal, que determinou uma elevação do preço a ser praticado pelas empresas que aderiram ao plano.
O programa de subsídio ao diesel foi criado pelo governo federal como uma resposta a uma histórica greve de caminhoneiros em maio, que protestou contra os altos preços do combustível, provocando graves danos à economia brasileira.
Petrobras, produtores e importadores de diesel que aderiram ao plano devem congelar preços de acordo com orientações da ANP e serão posteriormente ressarcidas em até 30 centavos de reais por litro, dependendo de condições de mercado.
A elevação do valor a ser praticado pelas empresas, segundo a ANP informou anteriormente, refletiu o fortalecimento das cotações internacionais do produto e também do câmbio. São esperados reajustes mensais dos preços estabelecidos pelo programa até o fim do ano.
Gasolina e Etanol
A gasolina, por sua vez, registrou média nos postos brasileiros de 4,525 reais por litro na semana passada, alta de 1,8 por cento sobre a semana anterior, segundo a ANP.
Ao contrário do diesel, que tem seus preços congelados nas refinarias, devido ao programa de subsídios, a gasolina da Petrobras permanece sofrendo ajustes quase diários nas refinarias, seguindo indicadores internacionais, como o preço do barril do petróleo e o dólar, conforme a empresa busca rentabilidade.
O etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, por sua vez, registrou média nos postos de 2,69 reais por litro na semana passada, alta de 2,4 por cento na mesma comparação, segundo mostrou a pesquisa da ANP.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
