MP Eleitoral recebe denúncia de uso de “robôs” em campanha política no Facebook
Órgãos de fiscalização do processo eleitoral investigarão ataques em comentários programados e padronizados, feitos por perfis no Brasil e em outros países
Na noite da última quarta-feira (12), o Ministério Público Eleitoral recebeu denúncia de que robôs estariam sendo usados para atacar candidato alagoano, por meio de comentários agressivos em postagens de Facebook. Segundo o denunciante, os ataques estariam vindo de perfis espalhados por diversos estados brasileiros e de outros países.
A vítima afirma que comentários programados com padrões já identificados coincidem com artifícios usados por redes de engajamento falso já desbaratadas em operações policiais anteriores.
Para o Ministério Público Eleitoral, as provas apresentadas devem ser investigadas, para tanto, vai requerer a apuração dos fatos ao Tribunal Regional Eleitoral e à Polícia Federal.
“Estamos atentos a tudo o que tem acontecido nesta campanha. Esperávamos que casos isolados de fake news acontecessem, mas torcíamos para que o processo eleitoral em Alagoas não fosse maculado por este tipo de ação orquestrada por meio de robôs. O caso parece sério e pode haver mais vítimas que ainda não conseguiram identificar a forma de operação destas máquinas programadas. Faremos o possível para garantir a lisura de todo o processo eleitoral”, afirmou a procuradora regional Eleitoral Raquel Teixeira.
Detalhes
Por estar em fase de investigação e para evitar uso político em benefício ou prejuízo de candidatos, o Ministério Público Eleitoral não informará, por ora, maiores detalhes do caso.
Robôs ou "bots"
Os robôs são programas que fazem postagens pré-programadas automaticamente. Possuem uma lista de contas (perfis) falsas, que são operadas por uma máquina, normalmente com o intuito de fazer trending topics. Você cria uma hashtag que está bombando por meio de uma ação falsa, e não porque as pessoas estão falando. É uma estratégia muito comum no Twitter.
No Facebook, a mesma estratégia pode ser usada para elogiar, defender ou atacar alguém, no período eleitoral pode ser usado para atacar adversário político.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
