MP Eleitoral recebe denúncia de uso de “robôs” em campanha política no Facebook
Órgãos de fiscalização do processo eleitoral investigarão ataques em comentários programados e padronizados, feitos por perfis no Brasil e em outros países

Na noite da última quarta-feira (12), o Ministério Público Eleitoral recebeu denúncia de que robôs estariam sendo usados para atacar candidato alagoano, por meio de comentários agressivos em postagens de Facebook. Segundo o denunciante, os ataques estariam vindo de perfis espalhados por diversos estados brasileiros e de outros países.
A vítima afirma que comentários programados com padrões já identificados coincidem com artifícios usados por redes de engajamento falso já desbaratadas em operações policiais anteriores.
Para o Ministério Público Eleitoral, as provas apresentadas devem ser investigadas, para tanto, vai requerer a apuração dos fatos ao Tribunal Regional Eleitoral e à Polícia Federal.
“Estamos atentos a tudo o que tem acontecido nesta campanha. Esperávamos que casos isolados de fake news acontecessem, mas torcíamos para que o processo eleitoral em Alagoas não fosse maculado por este tipo de ação orquestrada por meio de robôs. O caso parece sério e pode haver mais vítimas que ainda não conseguiram identificar a forma de operação destas máquinas programadas. Faremos o possível para garantir a lisura de todo o processo eleitoral”, afirmou a procuradora regional Eleitoral Raquel Teixeira.
Detalhes
Por estar em fase de investigação e para evitar uso político em benefício ou prejuízo de candidatos, o Ministério Público Eleitoral não informará, por ora, maiores detalhes do caso.
Robôs ou "bots"
Os robôs são programas que fazem postagens pré-programadas automaticamente. Possuem uma lista de contas (perfis) falsas, que são operadas por uma máquina, normalmente com o intuito de fazer trending topics. Você cria uma hashtag que está bombando por meio de uma ação falsa, e não porque as pessoas estão falando. É uma estratégia muito comum no Twitter.
No Facebook, a mesma estratégia pode ser usada para elogiar, defender ou atacar alguém, no período eleitoral pode ser usado para atacar adversário político.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente foge de casa e é encontrada com namorado em Japaratinga

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 32 milhões

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Justiça julga nesta quarta-feira pedido de liberdade de Kel Ferreti em acusação de estupro

Polícia cumpre mandado de prisão contra homem em Porto Calvo

Morador em situação de rua é baleado no Tabuleiro do Martins, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
