Incertezas econômicas e corrida eleitoral afetam a confiança do empresário
A confiança entre o mesmo mês do ano anterior continua superior, 4,8%
O Instituto Fecomércio de Pesquisas de Alagoas (IFEPD/AL) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizou nos últimos 10 dias de julho a coleta de informações e dados sobre a confiança dos empresários do setor de Comércio e Serviços da capital alagoana. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.
Como já ressaltado na pesquisa do nível de consumo das famílias de agosto (ICF), nem mesmo o Dia dos Pais foi suficiente para elevar as receitas dos empresários do Comércio e de Serviços na região. Justamente por isso, a confiança do empresário do Comércio caiu em agosto, 3,08% (em comparação ao mês de julho), a quinta queda consecutiva, desde abril. A confiança entre o mesmo mês do ano anterior continua superior, 4,8%.
Quando comparamos as motivações entre agosto de 2017 e agosto de 2018, percebemos que o empresário está 10% mais confiante com as condições atuais do comércio este ano do que ano passado (demonstrando que o consumo e as receitas do setor estão realmente melhores do que em 2017). Contudo, a expectativa dos empresários entre agosto de 2017 e o mesmo mês em 2018 está 0,5% pior.
A greve dos caminhoneiros, a corrida eleitoral, a insatisfação com a economia que está a 5 trimestres consecutivos crescendo apenas 0,1%, apontando estagnação, mostram que a crença de um 2018 melhor não se configura na mente dos empresários do Comércio de Maceió. Já em termos de investimentos, contratações e nível de estoque, os empresários estão em uma posição 8,8% superior este mês de agosto ante agosto de 2017.
Fato bastante positivo, sinalizando que mesmo não tão confiante com os caminhos da economia brasileira, busca saída para a estagnação investindo, contratando e comprando insumos e matéria-prima para produzir.
Veja também
Últimas notícias
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
