Incertezas econômicas e corrida eleitoral afetam a confiança do empresário
A confiança entre o mesmo mês do ano anterior continua superior, 4,8%

O Instituto Fecomércio de Pesquisas de Alagoas (IFEPD/AL) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), realizou nos últimos 10 dias de julho a coleta de informações e dados sobre a confiança dos empresários do setor de Comércio e Serviços da capital alagoana. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.
Como já ressaltado na pesquisa do nível de consumo das famílias de agosto (ICF), nem mesmo o Dia dos Pais foi suficiente para elevar as receitas dos empresários do Comércio e de Serviços na região. Justamente por isso, a confiança do empresário do Comércio caiu em agosto, 3,08% (em comparação ao mês de julho), a quinta queda consecutiva, desde abril. A confiança entre o mesmo mês do ano anterior continua superior, 4,8%.
Quando comparamos as motivações entre agosto de 2017 e agosto de 2018, percebemos que o empresário está 10% mais confiante com as condições atuais do comércio este ano do que ano passado (demonstrando que o consumo e as receitas do setor estão realmente melhores do que em 2017). Contudo, a expectativa dos empresários entre agosto de 2017 e o mesmo mês em 2018 está 0,5% pior.
A greve dos caminhoneiros, a corrida eleitoral, a insatisfação com a economia que está a 5 trimestres consecutivos crescendo apenas 0,1%, apontando estagnação, mostram que a crença de um 2018 melhor não se configura na mente dos empresários do Comércio de Maceió. Já em termos de investimentos, contratações e nível de estoque, os empresários estão em uma posição 8,8% superior este mês de agosto ante agosto de 2017.
Fato bastante positivo, sinalizando que mesmo não tão confiante com os caminhos da economia brasileira, busca saída para a estagnação investindo, contratando e comprando insumos e matéria-prima para produzir.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima

Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Parceria entre Seprev e Fiea amplia oferta de curso para socioeducandos em AL

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
