CES e MP realizam encontros regionais para discutir o controle social

O Conselho Estadual de Saúde e o Ministério Público de Alagoas promovem nos dias 20 e 21 próximos, dois encontros macrorregionais de saúde destinados a promotores, conselheiros municipais de saúde, secretários municipais de saúde e prefeitos, nas cidades de Arapiraca e Maceió, a partir das 8:30 da manhã. O presidente do CES, Jesonias da Silva fará a primeira palestra, destacando a necessidade da organização dos conselhos municipais para atuarem em defesa da políticas públicas de saúde. Em seguida o promotor de justiça do Núcleo de Saúde Pública do MP AL, promotor Paulo Henrique Carvalho Prado, falará sobre o protagonismo dos conselhos na parceria com o Ministério Público.
O objetivo é aproximar o MP e o controle social, além de qualificar os conselheiros e gestores, acerca do papel que cada um exerce na politica municipal de saúde e como o Ministério Público, como órgão de controle externo pode contribuir na garantia da implantação dessas politicas.
De acordo com a programação, que tem como tema central, “ a ousadia de assegurar o atendimento universal do SUS”, no dia 20, quinta-feira próxima, estarão reunidos em Arapiraca, no Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo, ao lado do Colégio Cenecista Bom Conselho, o público alvo das comarcas e dos municípios que compreendem a 2¤ macrorregião de saúde, das 8:30 até as 13 horas. Na sexta-feira, dia 21, serão contempladas as comarcas e os municípios da 1¤ macrorregião, com sede em Maceió. Com a mesma programação, o encontro será no auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima Filho, no prédio sede do Ministério Público do Estado De Alagoas, no bairro do Poço.
A proposta do CES para a realização dos encontros com o MP, teve o apoio imediato do Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, que viu nesses eventos, a oportunidade de tornar mais efetiva a atuação nos municípios em relação a saúde pública, levando os conselhos de saúde a terem mais consciência do seu papel, como instrumento norteador da situação da saúde pública seja no atendimento à população, seja na aplicação dos recursos.
O Diretor do CAOP - Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, José Antônio Malta Marques, que está à frente da organização dos eventos, destacou a importância da organização dos conselhos, como instrumento de representação, mobilização social e de conscientização na defesa de melhores condições de vida e cidadania. "O MP avalia encontros como esses, como uma oportunidade de estreitarmos os laços com essas ferramentas que a sociedade tem para garantir os seus direitos. É importante que eles sejam estruturados e organizados para uma efetiva atuação", explica o diretor o promotor.
Esses encontros fazem parte das comemorações dos 25 anos de Conselho Estadual de Saúde e dos 30 anos do Sistema Único de Saúde, que começaram em julho e tem como objetivo o envolvimento de todos os segmentos sociais na discussão sobre o SUS e a participação popular. Já foram realizados sete encontros regionais envolvendo o controle social e os movimentos sociais dos 102 municípios. Foram dois encontros nas duas macrorregiões com presidentes e secretárias executivas dos conselhos municipais e cinco com os movimentos sociais.
“ Os debates nesses eventos foram fundamentais para trocarmos experiências com os conselheiros e as lideranças sociais. Levamos qualificação, conscientização, informação sobre a importância da participação popular no conselhos municipais de saúde, sobre o significado de um conselho atuante ”, explica o presidente do CES, Jesonias da Silva. Ele informou ainda que o controle social lado a lado com o Ministério Público, significa a garantia do funcionamento dos conselhos municipais.
Os dois momentos com o Ministério Público marcam também, o encerramento da etapa de mobilização organizada pelo CES como parte das comemoração dos 25 anos de sua criação. Para novembro, o CES programou uma semana festiva com lançamento do selo alusivo à data, lançamento de publicações com os eventos realizados e a palavra dos ex-presidentes e de autoridades, sobre o legado do controle social para a sociedade. Serão homenageadas personalidades que contribuíram na implantação do SUS e na criação do CES. A semana do Controle Social terá a participação de todos os segmentos envolvidos nos eventos realizados durante o ano.
Veja também
Últimas notícias

Três pessoas são presas por violência contra a mulher em Maceió

Motociclista é autuado por perturbação do sossego e infrações de trânsito em Igaci
![[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba](https://img.7segundos.com.br/jCokBIvHxJRBqZC5v20fZbSysTM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cantor-3.jpg)
[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
