Rui Palmeira participa da abertura do 3º Festival Sabores de Alagoas

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite dessa quinta-feira, da abertura da terceira edição do Festival Sabores de Alagoas, que acontece até domingo (30), na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Prefeitura de Maceió. A maioria dos pratos é à base de frutos do mar e ingredientes da cozinha nordestina e sertaneja, e são servidos a um valor especial de R$ 15.
“Mais um importante evento apoiado pela Prefeitura de Maceió, dessa vez voltado à gastronomia. Aproveito para convidar todos os alagoanos e turistas para conhecer, participar e prestigiar a gastronomia, os expositores, produtos orgânicos, cerveja artesanal, atividades artísticas, tem muita novidade bacana. É uma programação para toda a família com comida de altíssima qualidade em um ambiente super confortável”, disse o prefeito Rui Palmeira.
O festival contempla a cultura alagoana, segundo o presidente da Abrasel, Thiago Falcão. “Este ano remodelamos o festival, ampliamos o espaço e trouxemos para perto a cultura através do folclore, da música ou da literatura. Queremos celebrar este momento e o festival tem crescido e surpreendido muito, sendo um atrativo para os turistas e para a população”.
Os alagoanos e os turistas que visitarem o festival vão saborear pratos que remetem à pura gastronomia de Alagoas. Para participar do evento cada restaurante apresentou um prato com algum ingrediente da região, um critério solicitado pelos organizadores para estimular a criatividade na produção gastronômica.
Os donos dos estabelecimentos aproveitaram e inovaram nos nomes das iguarias, como ‘sururu arretado’, ‘bom que só’, ‘oxibowl’ e ‘aí eu vi vantagem’, uma linguagem tipicamente nordestina para atrair os clientes pela curiosidade dos nomes.
Para a jornalista e crítica gastronômica, Nide Lins, o festival é uma forma de valorizar a gastronomia alagoana e a cultura. “Os chefes saem da cozinha para ter um contato direto com o público, trazendo o que há de melhor da nossa terra como carne de sol, sururu, entre outras iguarias. Esse elo dos restaurantes com o público deve sempre existir”.
Nesta terceira edição a Abrasel trouxe para dentro do espaço gastronômico a arte dos artesãos do estado, unindo cultura e gastronomia nos quatro dias de evento. “É uma ação muito válida que proporciona a chance de mostrar nosso trabalho. Os maceioenses e os turistas poderão não só conhecer um pouco mais dos restaurantes do estado, como também da cultura popular de Alagoas”, destacou a artesã Vegas Leão.
“É a primeira vez que venho para Maceió e poder experimentar a culinária de vários restaurantes em um só lugar é uma experiência magnifica”, frisou o turista Arnaldo Varella.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
