Guarda Municipal terá formação para porte de armas em Maceió

Na próxima segunda-feira, dia 1º, será iniciado o Curso de Adequação Legal para Porte de Armas na Guarda Municipal de Maceió. A realização é da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A aula inaugural começa às 8h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e tem como palestrante o secretário da pasta, coronel Ivon Berto. Após a abertura, as aulas acontecerão na sede da Guarda, no bairro Joaquim Leão.
O curso seguirá a metodologia de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá carga-horária de 776 horas, no período de cinco meses. O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs, Alexandre Moreira, explica que existe uma matriz curricular nacional determinada pela própria Senasp para formação de profissionais de segurança pública, com foco nas guardas municipais. “Desde 2014 foram exigidas atividades que não estão inseridas nessa matriz original, idealizada em 2005. Por isso, ampliamos a abrangência da capacitação dos guardas, a exemplo do serviço de inteligência”, detalhou.
A equipe de instrutores é formada por guardas municipais, inspetores e subinspetores com titularidade acadêmica de, no mínimo, pós-graduação, além de bombeiros militares e policiais civis, militares e federais. “São integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com qualificação e experiência”, destacou Alexandre Moreira.
Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, um dos objetivos da formação é criar uma frente mais resistente de prevenção e combate à criminalidade em Maceió. “O intuito é que, até o final de 2019, toda a Guarda Municipal esteja capacitada e tenham o direito do porte de arma”, ressaltou.
Últimas notícias

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura

Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
