Guarda Municipal terá formação para porte de armas em Maceió
Na próxima segunda-feira, dia 1º, será iniciado o Curso de Adequação Legal para Porte de Armas na Guarda Municipal de Maceió. A realização é da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A aula inaugural começa às 8h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e tem como palestrante o secretário da pasta, coronel Ivon Berto. Após a abertura, as aulas acontecerão na sede da Guarda, no bairro Joaquim Leão.
O curso seguirá a metodologia de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá carga-horária de 776 horas, no período de cinco meses. O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs, Alexandre Moreira, explica que existe uma matriz curricular nacional determinada pela própria Senasp para formação de profissionais de segurança pública, com foco nas guardas municipais. “Desde 2014 foram exigidas atividades que não estão inseridas nessa matriz original, idealizada em 2005. Por isso, ampliamos a abrangência da capacitação dos guardas, a exemplo do serviço de inteligência”, detalhou.
A equipe de instrutores é formada por guardas municipais, inspetores e subinspetores com titularidade acadêmica de, no mínimo, pós-graduação, além de bombeiros militares e policiais civis, militares e federais. “São integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com qualificação e experiência”, destacou Alexandre Moreira.
Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, um dos objetivos da formação é criar uma frente mais resistente de prevenção e combate à criminalidade em Maceió. “O intuito é que, até o final de 2019, toda a Guarda Municipal esteja capacitada e tenham o direito do porte de arma”, ressaltou.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
