TSE troca 310 urnas eletrônicas; em SP, urna sugeriu voto nulo para presidente
A Justiça Eleitoral teve que substituir 310 urnas eletrônicas em todo o País em duas horas de votação , informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em boletim divulgado no fim desta manhã. Segundo o tribunal, o número representa 0,06% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.
Os estados que tiveram o maior número de urnas eletrônicas com defeito foram São Paulo (49), Minas Gerais (46), Sergipe (35), Rio de Janeiro (34), Rio Grande do Sul (30), Paraná (17) e Pernambuco (13). Os números constam no primeiro balanço sobre ocorrências nas duas primeiras horas de votação, que começou às 8h nos estados que seguem o fuso horário de Brasília.
Em São Paulo, a eleitora Flávia Denone relatou que teve problemas ao tentar votar para presidente. Segundo conta, a urna indicava voto nulo apesar de o número digitado ser exatamente o de seu candidato de preferência.
"Na hora de computar meu voto para presidente, por trêz vezes eu digitava o número correto do meu candidato e a urna dizia que eu estava votando nulo. Aí eu alertei os mesários, passaram-se dois minutos aí eu tentei de novo e computaram o meu voto", conta Flávia, que vota em uma escola na Vila Formosa, zona leste da capital paulista.
A votação será encerrada às 17h, conforme horário local de cada região. Ao todo, são mais de 147,3 milhões de brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.
A votação já foi encerrada para eleitores brasileiros de 18 países. Até as 10h, no horário de Brasília, puderam depositar seus votos nas urnas eletrônicas os brasileiros que estão na Nova Zelândia, Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam.
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
