Preso engole faca para tentar fugir de presídio
Os detentos pretendiam aproveitar ida a hospital para abrir algemas e atacar policiais

Um plano de fuga na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, fracassou na tarde de terça-feira (09).
Para tentar forçar a fuga, dois presos – um de 31 anos e um de 28 – fingiram uma briga na travessia entre a cela e o banho de sol. Um deles chegou a engolir uma faca improvisada. A informação foi confirmada por agentes penitenciários. A Secretaria de Segurança Pública nega a tentativa.
Imagens gravadas na Papuda mostraram um dos detentos com o nariz quebrado.
O plano da dupla era de aproveitar o momento em que eles estivessem na viatura policial, a caminho do hospital, para abrir as algemas e atacar o policial no desembarque.
Por isso, um dos presos tinha guardado na boca uma chave artesanal para abrir a algema. Outro deles engoliu a faca, que ficou pendurada por uma linha amarrada no dente. Ele pretendia puxar a arma quando fosse atacar o policial.
O plano foi descoberto por uma policial da área de inteligência do sistema prisional. O caso é investigado pela 30ª DP (São Sebastião).
Os dois presos que tentaram fugir são detentos sentenciados e estão no regime fechado.
Ao G1, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário disse que "não houve tentativa de fuga" e informou que eles ficarão ao menos 10 dias isolados. Leia a nota completa:
"Durante o banho de sol, dois internos da unidade prisional brigaram no pátio da unidade prisional. Ao serem atendidos pela equipe médica da unidade, um dos internos confessou que havia engolido um objeto estranho. Submetido a scanner corporal foi detectado que este interno havia engolido o objeto e, em revista pessoal, verificou-se que o mesmo interno portava um pedaço de arame. Os dois internos foram encaminhados ao hospital, onde o objeto foi retirado e já retornaram à unidade prisional.
A ocorrência da briga foi registrada na 30ª Delegacia de Polícia. Os dois responderão na esfera criminal por lesão corporal. Na esfera administrativa, os internos responderão a inquérito disciplinar por ofensa a integridade física. Um deles responderá ainda por porte de objeto proibido. Os dois cumprirão, inicialmente, dez dias de isolamento, podendo ser aumentado para trinta dias, após concluída a investigação."
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual de vulnerável e ameaça em Penedo

Vereadores criticam Governo do Estado por não repassar recursos à Maternidade Nossa Senhora da Guia

Homem sofre tentativa de homicídio na zona rural de Maravilha

Prefeitura de Igaci promove oficina sobre identificação de abuso sexual infantil

Arapiraca: Tutora de gato chamado Thor procura por animal que está desaparecido
![[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato](https://img.7segundos.com.br/nvsQcMQxKMzo7osC0UgfRNn3SuI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-06-04-192338.png)
[Vídeo] Paulo Dantas visita Feira Grande e entrega unidade escolar de tempo integral; serão 57 até fim do mandato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
