IMA pede que embarcação deixe Porto de Maceió para evitar contaminação de corais
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente
A administração do Porto de Maceió recebeu um manifesto técnico que pede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) que pede a saída imediata e uma embarcação atracada no local.
Como uma ação preventiva, a medida foi tomada para evitar danos aos recifes da costa alagoana por uma possível contaminação do chamado coral-sol (Tubastreae)
Foram realizados dois mergulhos, no dia 21 e outro no dia 29 de setembro por biólogos do Gerenciamente Costeiro e um professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Carlos Sampaio. A embarcação atracou no dia 16 de setembro segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão.
O grupo colheu amostras para examinar se havia a bioincrustação de espécies do coral-sol. Contudo, o IMA alerta que é muito alto o risco de haver pólipos e isso é uma ameaça para a biodiversidade da costa alagoana, devido à quantidade de recifes e a agressividade com que o coral-sol se multiplica.
O documento foi repassado à administração do Porto de Maceió na última sexta-feira, dia 05 de outubro, que encaminhou para a Capitânia dos Portos. A equipe do IMA/AL aguarda o posicionamento e as providências necessárias.
O coral do gênero Tubastraea é um organismo invasor, oportunista cuja facilidade de reprodução e consequente dificuldade de erradicação e controle, causa dano ambiental praticamente irreversível, segundo argumentos de uma Ação Civil Pública do Ministério Público de abril de 2016.
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente.
Últimas notícias
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Renan Filho deixa governo Lula com o trunfo de ter evitado a greve nacional dos caminhoneiros
Vereador de Arapiraca pode perder mandato por excesso de faltas; MP pede posse de suplente
Vereador cobra pagamentos de emendas a instituições de acolhimento de idosos em Maceió
Incêndio de grandes proporções atinge imóvel em São José da Laje
Polícia tenta encontrar suspeitos de assassinar homem a tiros em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
