IMA pede que embarcação deixe Porto de Maceió para evitar contaminação de corais
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente

A administração do Porto de Maceió recebeu um manifesto técnico que pede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) que pede a saída imediata e uma embarcação atracada no local.
Como uma ação preventiva, a medida foi tomada para evitar danos aos recifes da costa alagoana por uma possível contaminação do chamado coral-sol (Tubastreae)
Foram realizados dois mergulhos, no dia 21 e outro no dia 29 de setembro por biólogos do Gerenciamente Costeiro e um professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Carlos Sampaio. A embarcação atracou no dia 16 de setembro segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão.
O grupo colheu amostras para examinar se havia a bioincrustação de espécies do coral-sol. Contudo, o IMA alerta que é muito alto o risco de haver pólipos e isso é uma ameaça para a biodiversidade da costa alagoana, devido à quantidade de recifes e a agressividade com que o coral-sol se multiplica.
O documento foi repassado à administração do Porto de Maceió na última sexta-feira, dia 05 de outubro, que encaminhou para a Capitânia dos Portos. A equipe do IMA/AL aguarda o posicionamento e as providências necessárias.
O coral do gênero Tubastraea é um organismo invasor, oportunista cuja facilidade de reprodução e consequente dificuldade de erradicação e controle, causa dano ambiental praticamente irreversível, segundo argumentos de uma Ação Civil Pública do Ministério Público de abril de 2016.
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
