IMA pede que embarcação deixe Porto de Maceió para evitar contaminação de corais
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente
A administração do Porto de Maceió recebeu um manifesto técnico que pede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) que pede a saída imediata e uma embarcação atracada no local.
Como uma ação preventiva, a medida foi tomada para evitar danos aos recifes da costa alagoana por uma possível contaminação do chamado coral-sol (Tubastreae)
Foram realizados dois mergulhos, no dia 21 e outro no dia 29 de setembro por biólogos do Gerenciamente Costeiro e um professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Carlos Sampaio. A embarcação atracou no dia 16 de setembro segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão.
O grupo colheu amostras para examinar se havia a bioincrustação de espécies do coral-sol. Contudo, o IMA alerta que é muito alto o risco de haver pólipos e isso é uma ameaça para a biodiversidade da costa alagoana, devido à quantidade de recifes e a agressividade com que o coral-sol se multiplica.
O documento foi repassado à administração do Porto de Maceió na última sexta-feira, dia 05 de outubro, que encaminhou para a Capitânia dos Portos. A equipe do IMA/AL aguarda o posicionamento e as providências necessárias.
O coral do gênero Tubastraea é um organismo invasor, oportunista cuja facilidade de reprodução e consequente dificuldade de erradicação e controle, causa dano ambiental praticamente irreversível, segundo argumentos de uma Ação Civil Pública do Ministério Público de abril de 2016.
O coral-sol geralmente chega ao litoral nas crostas dos navios, se reproduz com muita rapidez, e deteriora a biodiversidade marinha existente.
Últimas notícias
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
