Maceió recebe capacitação do Ministério do Meio Ambiente

Gestores e técnicos da Prefeitura de Maceió participam, a partir desta quarta-feira (06), de curso proposto pelo Ministério do Meio Ambiente sobre Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM). Maceió foi uma das cinco capitais escolhidas pelo órgão federal para a capacitação sobre o ZAM, que busca subsidiar o ordenamento do uso e ocupação do solo no âmbito dos Planos Diretores Municipais.
O curso está sendo promovido por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e acontecerá no auditório da Prefeitura, no bairro de Jaraguá, a partir das 09h.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a capacitação vai proporcionar o diálogo com os municípios para que possam contribuir e aprimorar de maneira participativa com o órgão federal na formulação das diretrizes e princípios que nortearão o ZAM. Trata-se de um instrumento fundamental tanto para os municípios que estão na fase de revisão dos seus Planos Diretores, quanto para os que estão implementando o plano pela primeira vez, pois permite o reconhecimento da importância dos serviços ecossistêmicos como elementos fundamentais para o ordenamento do território nos mais diversos biomas brasileiros. No caso de Maceió, o Plano está em fase de revisão.
Por meio da identificação das principais fragilidades e vulnerabilidades existentes, o ZAM possibilitará salvaguardar os recursos naturais existentes no município, de acordo com a meta 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis. Além da capital alagoana, foram escolhidas as cidades de Imperatriz (MA), Londrina (PR), Palmas (TO) e Nova Friburgo (RJ).
Participam do curso gestores e técnicos da Prefeitura, sendo convidados também representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil Estadual e do Ministério Público.
Veja também
Últimas notícias

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Mãe confessa ter matado bebê de 15 dias asfixiada por causa do choro constante

PRF inicia Operação Semana Santa 2025 nesta quinta-feira (17) em Alagoas

Ação conjunta localiza em Maceió jovem que desapareceu em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
