Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural
Cerca de três mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió participam na próxima quarta-feira (31), da Teia Cultural, em evento que será realizado no Ginásio do Sesi, resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Teia Cultural vai reunir trabalhos desenvolvidos em 19 escolas de diversos bairros da capital, que abriram suas portas para 15 instituições culturais, por meio dos Pontos de Cultura. O trabalho nas escolas foi iniciado em abril deste ano e contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc).
O evento contará com apresentações de bumba meu boi, canto e dança, além da arte de filé, típica do Pontal da Barra. Os detalhes da realização do evento foram ajustados, na ultima semana, em reunião com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira e técnicos das secretarias envolvidas.
De acordo com o presidente da Fmac, o modelo de atuação dos Pontos de Cultura na capital alagoana é pioneiro no Brasil, uma vez que promove e traz a cultura para dentro da escola. “O projeto é importantíssimo porque não se trata de fazer cultura no modelo pedagógico da educação artística, e sim a cultura por quem de fato a faz”, explica Vinícius Palmeira.
Para a secretária municipal de Educação, este aprendizado na fase escolar é fundamental na formação dos estudantes. “Educação e cultura andam de mãos dadas e, sem dúvida, essa será uma bagagem para vida destas crianças, que por meio dos trabalhos culturais agora sabem os costumes de seu povo e sua história”, acrescentou.
Os Pontos de Cultura nas escolas de Maceió é uma iniciativa reconhecida também pelo Ministério Público. “O programa é um sucesso nas escolas em que foi implementado”, afirmou a promotora de Justiça, Alexandra Buerlen, que recomendou o reforço e ampliação do trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
