Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural
Cerca de três mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió participam na próxima quarta-feira (31), da Teia Cultural, em evento que será realizado no Ginásio do Sesi, resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Teia Cultural vai reunir trabalhos desenvolvidos em 19 escolas de diversos bairros da capital, que abriram suas portas para 15 instituições culturais, por meio dos Pontos de Cultura. O trabalho nas escolas foi iniciado em abril deste ano e contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc).
O evento contará com apresentações de bumba meu boi, canto e dança, além da arte de filé, típica do Pontal da Barra. Os detalhes da realização do evento foram ajustados, na ultima semana, em reunião com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira e técnicos das secretarias envolvidas.
De acordo com o presidente da Fmac, o modelo de atuação dos Pontos de Cultura na capital alagoana é pioneiro no Brasil, uma vez que promove e traz a cultura para dentro da escola. “O projeto é importantíssimo porque não se trata de fazer cultura no modelo pedagógico da educação artística, e sim a cultura por quem de fato a faz”, explica Vinícius Palmeira.
Para a secretária municipal de Educação, este aprendizado na fase escolar é fundamental na formação dos estudantes. “Educação e cultura andam de mãos dadas e, sem dúvida, essa será uma bagagem para vida destas crianças, que por meio dos trabalhos culturais agora sabem os costumes de seu povo e sua história”, acrescentou.
Os Pontos de Cultura nas escolas de Maceió é uma iniciativa reconhecida também pelo Ministério Público. “O programa é um sucesso nas escolas em que foi implementado”, afirmou a promotora de Justiça, Alexandra Buerlen, que recomendou o reforço e ampliação do trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Tiros na cabeça: adolescente é assassinada no sofá de casa no Sertão de AL
Vereador é acusado de colidir com veículo e ameaçar funcionários, em Joaquim Gomes
Tia Júlia se reúne com Águas do Sertão para alinhar cronograma das obras de saneamento
Inep divulga gabarito preliminar da Prova Nacional Docente
Ciclista que foi atropelado por caminhão segue em estado grave no HGE
PM flagra tráfico de drogas e apreende veículos adulterados no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
