É #FAKE que Jair Bolsonaro foi apontado por fundação como o político mais honesto do mundo
Fundação Transparência Política Internacional não existe.
Uma mensagem que circula na internet diz que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro foi apontado como o político mais honesto do mundo pela Fundação Transparência Política Internacional. A mensagem é #FAKE.
A mensagem que diz que Bolsonaro foi apontado o político mais honesto do mundo começou a circular em 2016, quando a informação falsa foi publicada no site "Folha Brasil", que hoje está fora do ar. O texto do site também citava a falsa declaração de Bolsonaro sobre a pesquisa.
O link da "Folha Brasil" com a informação falsa chegou a aparecer em destaque na busca do Google, porém foi removido pela plataforma em agosto de 2017. Em nota, o Google diz que o objetivo da busca é oferecer resultados úteis e relevantes aos usuários, que "claramente" não acertaram nesse caso, mas que o trabalho "para melhorar os algoritmos é contínuo".
Em uma rápida consulta no Google, é possível ver que a Fundação Transparência Política Internacional não existe. A busca mostra resultados para a Transparência Internacional, organização não governamental apartidária, sem alinhamentos ideológicos, sem fins lucrativos, dedicada à luta contra a corrupção.
Segundo o site da ONG, no Brasil eles atuam no "apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades". Não está na lista de atividades da ONG o ranqueamento de políticos por honestidade.
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
